O Hospital Regional de Sorocaba – Dr. Adib Domingos Jatene, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), recebeu pela segunda vez, a acreditação da ONA nível 3, que reconhece unidades hospitalares que promovem a qualidade e a segurança no atendimento aos pacientes. Para ser certificada, a organização precisa, comprovadamente, atender os padrões definidos pela Organização Nacional de Acreditação, reconhecidos internacionalmente.
Após um ano de operações, em abril de 2019, o hospital conquistou seu primeiro selo de qualidade como Acreditado Pleno – ONA 2. Ao ser reavaliado, em abril de 2021, conquistou o upgrade para Acreditado com Excelência – ONA 3, sendo este o título máximo. Em maio de 2024, a unidade recebeu a recertificação deste selo de qualidade, que terá validade até 2027.
“Desde a sua inauguração o hospital tem buscado implementar todos os processos necessários para sua Acreditação de Qualidade na ONA. A importância da certificação de qualidade é garantir uma estrutura hospitalar segura e com contínua melhoria da qualidade”, afirma Dr. Carlos Garcia, Diretor da unidade.
Fundado há 6 anos, o hospital possui 204 leitos, sendo 40 leitos de terapia intensiva, 144 leitos em unidade de internação cirúrgica e clínica e 20 leitos de hospital dia. O hospital é referência para as especialidades de Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia do Aparelho Circulatório, Cirurgia Geral e Trauma, Neurocirurgia e Cirurgia Pediátrica, e para Clínica Médica com ênfase em Infarto Agudo do Miocárdio e AVC (Acidente Vascular Cerebral).
“Com a recertificação ONA 3 foi possível reconhecer o quanto a acreditação fez com que a unidade crescesse em sua missão, visão e valores em todos esses anos. Assim, pudemos nos tornar um dos poucos hospitais SUS com o título de ONA 3”, diz Jaqueline Francisca Prado, enfermeira da Qualidade do HRS.
A unidade atende a uma população de 5.412.200 habitantes e é 100% referenciada por meio do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP). Em 2022, ficou em 15º lugar no ranking dos melhores hospitais públicos no Brasil, segundo a pesquisa do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross).
O Hospital realiza cerca de 700 cirurgias, 900 internações e 11 mil atendimentos por mês, e recebe, mensalmente, cerca de 800 pacientes de urgência, provenientes de outras unidades de saúde. Além disso, na unidade são realizadas cerca de 6 mil consultas, 7 mil exames diagnósticos e 35 mil exames de análises clínicas por mês. No Ambulatório são realizados aproximadamente 1.600 atendimentos multiprofissionais, nas especialidades de enfermagem, fisioterapia e reabilitação, odontologia, entre outros.









