A Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Elias, gerenciada pela SPDM/PAIS – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina / Programa de Atenção Integral à Saúde, lançou o projeto “Acessibiliza SUS – Audiodescrição dos Meios de Comunicação”, idealizado pela técnica em farmácia Bianca Marianno. A iniciativa surgiu a partir da necessidade de garantir que pessoas não alfabetizadas compreendam corretamente suas prescrições médicas.
A proposta utiliza a tecnologia do QR code para disponibilizar gravações em áudio com informações claras sobre a prescrição dos medicamentos de cada paciente: nome, dosagem e horários de uso. Inicialmente voltado para pacientes com dificuldades de leitura, o projeto também está sendo adaptado para pessoas com deficiência visual, visando promover mais autonomia e segurança no uso de medicamentos.
“Sempre me questionei: como posso garantir a segurança desses pacientes de forma sustentável? Com o uso dos QR codes, conseguimos transformar receitas e orientações em áudios acessíveis via celular. É simples, eficiente e promove autonomia”, comenta Bianca.
A implementação seguiu cinco etapas: Levantamento de necessidades, identificando as dificuldades dos pacientes com as prescrições; gravação dos áudios, produzindo as narrações personalizadas com orientações médicas; acesso por QR code, imprimindo e colando os códigos nas embalagens dos medicamentos; orientação e testes, treinando os usuários para fazer uso do recurso; aplicação em materiais da UBS, incluindo os QR codes com áudios em cartazes informativos da unidade.
Ainda em fase piloto, o projeto já apresenta resultados positivos, como maior adesão ao tratamento, satisfação dos pacientes e envolvimento da equipe de saúde. A dona de casa Jacira dos Anjos Santos, uma das primeiras beneficiadas, resume o impacto: “Nunca conseguia entender as receitas, achava que tomava certo, mas era tudo confuso. Agora, ouço os áudios, sei a hora de cada remédio e não preciso mais pedir ajuda.”
Fonte: SPDM/PAIS
https://www.spdmpais.org.br/Noticia/CarregaModelo?idNoticia=896









