O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve nesta quinta-feira (25) no Hospital do Rim, para anunciar o lançamento do Programa Nacional de Qualidade na Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Prodot). A iniciativa inédita tem como objetivo aumentar o número de transplantes no país, por meio da valorização das equipes médicas que atuam na identificação e abordagem de potenciais doadores.
“O programa busca reconhecer e valorizar as equipes que atuam dentro dos hospitais, responsáveis pela identificação de potenciais doadores, logística do processo e a conversa com os familiares. Um momento delicado, de dor, dúvidas e, muitas vezes, falta de informação, mas decisivo para salvar outras vidas”, declarou o Ministério da Saúde.
Pela primeira vez, profissionais que trabalham diretamente na linha de frente da doação de órgãos receberão incentivos financeiros conforme o volume de atendimentos e o desempenho das instituições, com base em indicadores como o aumento efetivo nas doações.
O ministério ainda não divulgou a data de início da iniciativa, nem os critérios detalhados de funcionamento do programa.









