Programa Acompanhante de Idoso (PAI)

Voltado para maiores de 60 anos em situação de fragilidade clínica, vulnerabilidade social, com isolamento ou exclusão social devido à insuficiência de suporte familiar ou social, o PAI consiste no cuidado domiciliar realizado por profissionais e acompanhantes de idosos no que diz respeito ao apoio e ao suporte nas chamadas atividades de vida diárias (AVDs).

O objetivo do Programa é promover assistência integral à saúde do público citado a fim de desenvolver o autocuidado, a autonomia, a independência e a melhoria do estado de saúde.

A equipe do PAI é composta de Coordenador, preferencialmente com formação em Serviço Social, Médico Clínico, Enfermeiro, Auxiliares de Enfermagem, Agente Administrativo, Acompanhantes de Idosos e Motorista.

Para participar do PAI e passar a receber visitas da equipe, é necessário estar cadastrado em uma Unidade Básica de Saúde que conte com o serviço.

Sob gestão da SPDM/PAIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, atualmente são três unidades do Programa: PAI Vila Formosa, PAI São Vicente de Paula e PAI Pari.

PAI Vila Formosa
Rua Nossa Senhora das Dores, 350
Fone: 2216-7583

PAI São Vicente de Paula
Rua Vicente da Costa, 289 – Ipiranga
Fone: 2273-4592

PAI Pari
Rua das Olarias, 503 – Canindé
Fone: 3227-0081

Pular para o conteúdo