Guia Farmacoterapêutico

Programa Acompanhante de Idoso (PAI)

Programa Acompanhante de Idoso (PAI)

Voltado para maiores de 60 anos em situação de fragilidade clínica, vulnerabilidade social, com isolamento ou exclusão social devido à insuficiência de suporte familiar ou social, o PAI consiste no cuidado domiciliar realizado por profissionais e acompanhantes de idosos no que diz respeito ao apoio e ao suporte nas chamadas atividades de vida diárias (AVDs).

O objetivo do Programa é promover assistência integral à saúde do público citado a fim de desenvolver o autocuidado, a autonomia, a independência e a melhoria do estado de saúde.

A equipe do PAI é composta de Coordenador, preferencialmente com formação em Serviço Social, Médico Clínico, Enfermeiro, Auxiliares de Enfermagem, Agente Administrativo, Acompanhantes de Idosos e Motorista.

Para participar do PAI e passar a receber visitas da equipe, é necessário estar cadastrado em uma Unidade Básica de Saúde que conte com o serviço.

Sob gestão da SPDM/PAIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, atualmente são três unidades do Programa: PAI Vila Formosa, PAI São Vicente de Paula e PAI Pari.

PAI Vila Formosa
Rua Nossa Senhora das Dores, 350
Fone: 2216-7583

PAI São Vicente de Paula
Rua Vicente da Costa, 289 – Ipiranga
Fone: 2273-4592

PAI Pari
Rua das Olarias, 503 – Canindé
Fone: 3227-0081

Sobre nós

A SPDM-Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina é uma das maiores entidades filantrópicas de saúde do Brasil, atuante em 7 estados, com aproximadamente 40 mil funcionários e com a vocação de contribuir para a melhoria dos serviços médicos prestados à população.

Contato | Newsletter

Rua Dr. Diogo de Faria, 1036 | Vila Clementino
Cep: 04037-003 | Telefone: (11) 5549-7032