Recomeço Família fala sobre prevenção durante Freemind 2015

Neste domingo, 13, Romina Miranda, Coordenadora do Programa Recomeço Família falou para uma platéia ávida por informações no último dia do III Congresso Internacional de Prevenção Freemind.

A apresentação fez parte do painel Família, que foi moderado por Carlos Alberto Ribaldo, que foi presidente da Federação Brasileira de Amor-Exigente e hoje dirige a Regional Campinas e teve como outros entrevistados os voluntários de Amor-Exigente, Marcos Magalhães e Bernadete Maciel.

Romina apresentou para o público as três formas em que o Programa Recomeço Família atua na prevenção. “ Com os familiares, que impactados pelo uso de seus entes queridos ,estão vulneráveis ao desenvolvimento de doenças psíquicas e físicas, fazemos em trabalho de prevenção à estas doenças, a partir do momento em que focamos na proposta de auxiliá-los na conquista da qualidade de vida; com os usuários, auxiliamos na prevenção à recaída, já que a família pode ser fator de risco se os seus comportamentos continuarem a facilitar o desenvolvimento da doença ou fator de proteção, caso aprendam a lidar da maneira correta com a dependência química. E, mais além, pensando numa perspectiva intergeracional, tratando as famílias hoje, estamos prevenindo que as gerações futuras repitam os mesmos padrões disfuncionais pára lidar com problemas, a exemplo do uso de álcool e outras drogas”.

Neste aspecto, o que ressalta a coordenadora do Recomeço Família é que é muito representativo o número de dependentes químicos que apresentam em seu histórico familiar outras dependências, por parte de pais, avós, tios. “Além da questão genética , temos também a ambiência, os comportamentos apreendidos, a transmissão de padrões geracionais, por isso é tão importante investir na saúde da família pensando na prevenção das futuras gerações.”

O Freemind 2015 aconteceu entre os dias 11 e 13 de setembro no Expo D. Pedro, em Campinas, e reuniu mais de 1400 congressistas de todo o Brasil.

(1 Votar)

Sobre nós

A SPDM-Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina é uma das maiores entidades filantrópicas de saúde do Brasil, atuante em 7 estados, com aproximadamente 40 mil funcionários e com a vocação de contribuir para a melhoria dos serviços médicos prestados à população.