Guia Farmacoterapêutico

SPDM – um Centro Acadêmico-Assistencial de excelência

A experiência acumulada em mais de 80 anos no campo da atenção à saúde, ensino, pesquisa, gestão de hospitais e outros equipamentos de saúde, faz da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) um centro acadêmico-assistencial de grande expressão, essencial para o aprendizado e aperfeiçoamento profissional de alunos de cursos de todas as áreas da Saúde.

Sua unidade pioneira, o Hospital São Paulo, fundado em 1939 para o ensino prático dos alunos da Escola Paulista de Medicina (EPM), tornou-se um dos principais hospitais universitários do País. Atualmente, abriga 91 programas de residência médica,  30 de residência multiprofissional e dois de residência uniprofissional, com mais de 1.600 residentes atuantes nas diversas unidades do Hospital.

Mas, além do São Paulo, a SPDM também gerencia um sistema assistencial, que inclui diversos outros hospitais e vários tipos de clínicas, por meio de convênios e contratos de gestão, que variam dos cuidados básicos ao atendimento especializado, em diferentes estados e municípios. Trata-se de uma constelação de instituições e organizações, denominada “Rede Acadêmico-Assistencial”, todas comprometidas na melhoria da saúde dos pacientes e da população em geral, através da integração de seus papéis na pesquisa, educação e cuidados em saúde, com o objetivo de produzir o conhecimento e as evidências fundamentais tanto no tratamento das doenças como na promoção da saúde.

Paralelamente aos serviços prestados à população, alguns desses hospitais têm programas de Residência Médica próprios, credenciados junto à Comissão Nacional de Residência Médica. Outros recebem residentes de programas da EPM/Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e de outras instituições, enquanto alguns também recebem médicos do programa Residência em Rede, vinculado às secretarias de saúde municipal e estadual. Diversos equipamentos também oferecem programas de Residência Multiprofissional e campo de estágio para profissionais de diversas áreas da saúde, inclusive em nível técnico.

Apenas em 2016, a Rede Acadêmico-Assistencial SPDM recebeu mais de 12 mil alunos de 43 instituições de ensino superior e de 23 instituições de ensino técnico.

Sobre nós

A SPDM-Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina é uma das maiores entidades filantrópicas de saúde do Brasil, atuante em 7 estados, com aproximadamente 40 mil funcionários e com a vocação de contribuir para a melhoria dos serviços médicos prestados à população.