Hospital de Transplante de SP tem programação especial para Setembro Verde

Eventos fazem parte de campanha para incentivo à doação de órgãos

O Hospital Estadual de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini, unidade localizada na capital paulista e gerenciada em parceria com a SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, terá ao longo do mês de setembro uma programação especial para incentivar a população e profissionais à doação de órgãos.

Para campanha intitulada Setembro Verde, a instituição terá o 5º Simpósio de Transplantes, com palestras voltadas aos profissionais de saúde. De acordo com a médica hepatologista Carolina Pimentel, o evento visa impactar a capacitação de equipes médicas e de enfermagem e melhora no encaminhamento do doente que necessita de um novo órgão. “Muitas vezes recebemos pacientes que não precisam necessariamente ir para um hospital terciário e, em outras, eles chegam muito ruins e não há mais chance de transplante. Passando o devido conhecimento, conseguiremos otimizar esse fluxo”, explica.

Além do ciclo de palestras, uma caminhada em parceria com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos está programada para o dia 15 de setembro, às 10h. A organização aguarda pelo menos mil participantes que caminharão partindo da Av. Paulista, 1313 (prédio da FIESP). Quem quiser participar, pode fazer inscrição gratuita pelo site www.abto.org.br e receber um kit com a camiseta da campanha.

Desde 2009 até junho deste ano, o Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo já realizou cerca de 850 transplantes. Ele fica localizado no Jardim Paulista, zona sul da capital, e atende de forma referenciada, recebendo pacientes encaminhados pelos municípios via central de vagas estadual.

(1 Votar)