Banner Doacao

Reuniões assistenciais do HMB agora são feitas por videoconferência

Foto: Pexels Foto: Pexels

Devido à pandemia, o alinhamento das equipes passou a ser realizado de forma virtual

Com as recomendações para evitar contato social e aglomeração a fim de minimizar a propagação do novo coronavírus, o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB), unidade da Prefeitura de Barueri gerenciada em parceria com a SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, optou por promover a agenda científica, reuniões semanais para reforçar os protocolos clínicos entre os colaboradores do hospital, por meio da internet.

A proposta da direção da unidade é manter o formato virtual mesmo depois que a pandemia acabar, em função da facilidade de acesso e da boa aceitação por parte dos participantes. “É importante refletir sobre o que já pudemos aprender com os impactos causados pela Covid-19, como, por exemplo, usar a tecnologia a nosso favor para disseminar conhecimento. Entre médicos e enfermeiros, o HMB tem mais mais de 1000 funcionários e o encontro virtual tem capacidade de atingir um número muito maior de participantes”, explica Paulo Tierno, diretor técnico da unidade.

A seleção dos temas é feita para explorar os protocolos clínicos institucionais, mas também é baseada nas necessidades que surgem nos setores médicos. “Essas conferências são importantes para manter a equipe alinhada, e no formato online, os colaboradores podem participar de qualquer lugar. Um médico que precisa monitorar o paciente e não pode sair do leito também consegue acompanhar a reunião pelo próprio celular, usando nossa rede wi-fi” comenta Alexandre Roque, diretor clínico do HMB.

Luiz Felipe Ambra, coordenador da ortopedia, conduziu o última tema, em 7 de agosto, e abordou o “Protocolo de fratura no paciente idoso”, com objetivo de enfatizar as diretrizes de atendimento nesses casos. “Considerei esta experiência muito interessante por ser virtual e poder alcançar um número maior de colaboradores, além de atingir também os colegas que não podem estar no hospital no dia do encontro. Os protocolos envolvem a participação de diversas equipes e setores do hospital, e quando conseguimos ampliar a comunicação, podemos ter resultados melhores das ações que aplicamos”, pontua.