A maior preocupação de Oscar, um peixe amalucado, é ser devorado por um tubarão. O seu maior desejo? É conquistar Lola, uma sexy peixona. A maior preocupação de Lenny, o segundo filho do tubarão-chefe, é que seu pai descubra que é vegetariano. O seu maior desejo é ser aceito pelos tubarões, apesar de sua dieta exótica.
À essas duas figuras, adicione Angie, uma peixinha meiga e inteligente, que suporta as trapalhadas de Oscar, porque está apaixonada por ele, e pronto: temos o “Espanta Tubarões”.
Nessa divertida animação, depois que Oscar presencia a morte acidental do irmão de Lenny, ele se aproveita do ocorrido para anunciar aos quatro campos que ele próprio, em um ato heróico e corajoso que está longe de conseguir realizar, deu fim no tubarão devorador de peixes.
A festa que recebe no fundo do mar por todos os peixes e moluscos que acreditam estar fora de perigo agora que têm um herói para protegê-los, vem coroada com a conquista da bela Lola, a sensual e interesseira peixona por quem Oscar se derrete.
A morte do irmão causa em Lenny uma crise de culpa e remorso, até que conhece o pilantra Oscar, que o estimula a assumir seu lado vegetariano. Essa amizade um tanto esquisita envolve também a doce Angie, melhor amiga de Oscar.
Quem não fica nada feliz com a história toda são os tubarões da máfia comandada por Don Lino, pai de Lenny, cuja maior decepção é que seu filho é adepto da dieta vegetariana. Todos os seus esforços em ver seu filho devorando peixes e camarões são frustradas, mas agora o que o move é o desejo de vingança pela morte de seu primogênito.
Com muitas aventuras e trapalhadas, a animação agrada também por seu visual bonito e trilha sonora bacana. Garantia de boas risadas, é um filme que merece um replay.
Na versão legendada, a animação foi dublada por um timaço, com Will Smith dando voz ao Oscar, Robert De Niro como Don Lino, Renée Zellweger como Angie, Jack Black como o tubarão vegetariano Lenny, Angelina Jolie Pitt como Lola, Martin Scorsese como Sykes, Michael Imperioli como Frankie, Ramzy Bedia como Crazy Joe, Ziggy Marley como Ernie, Doug E. Doug como Bernie e Peter Falk como Don Feinberg.
Na dublagem em português, Paulo Vilhena empresta sua voz para Oscar. A trilha sonora tem Bob Marley, Christina Aguilera e Justin Timberlake
O Espanta Tubarões (Shark Tales, 2004), dirigido por Eric Bergeron, Vicky Jenson e Rob Letterman.