Celulares, tablets e notebooks estão presentes diariamente na rotina de muita gente. Mas você presta atenção na sua postura quando está usando algum dispositivo eletrônico? Como fica seu pescoço? E as costas? Os dispositivos eletrônicos nos trouxeram praticidade e agilidade, mas no pacote também vieram alguns problemas de saúde.
A má postura no ambiente de trabalho e ao usar dispositivos eletrônicos vêm causando cervicalgias (dores na coluna cervical) e dores na região dos ombros e cotovelos. “O uso prolongado dos dispositivos pode evoluir para quadros de hérnias de disco cervical e tendinopatia de ombro, por exemplo”, explica o ortopedista Rodrigo Nakao, do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo.
Os problemas são causados, em geral, pela postura errada ao utilizar tais dispositivos, uso excessivo e movimentos de repetição. Já existe até um nome para um mal que atinge cada vez mais pessoas, é o text neck (ou pescoço de mensagem de texto). Trata-se de dores na região cervical e na cabeça, causadas pela inclinação do pescoço ao digitarmos ou lermos textos em telas.
O crânio de um adulto pesa em média 6 kg e a cada centímetro de inclinação esse peso aumenta em 1kg. Dependendo do grau de inclinação, o peso pode chegar a 27 kg. Quem suporta todo esse peso é a coluna cervical, por isso posturas inadequadas acabam descompensando este eixo, causando uma sobrecarga no mecanismo de sustentação cervical.
Hoje os dispositivos eletrônicos fazem parte das nossas vidas e deixar de usá-los não é uma opção para muitos. Mas então, como resolver o problema? O ortopedista lembra que é preciso manter a atenção na posição do corpo quando estiver utilizando aparelhos eletrônicos e explica qual é a postura ideal, por exemplo, para quem trabalha com computador.
“A distância recomendada em relação à tela do computador com os olhos é entre 60 a 90 cm, em que a altura dos olhos deverá estar coincidindo com o topo da tela. Já a região cervical deverá estar alinhada com os ombros. Os cotovelos deverão estar levemente flexionados e os punhos suavemente pronados (com a palma da mão para baixo) de forma confortável”, explica o especialista. Além disso, na região lombar é recomendado um apoio para as costas, o quadril deve estar em 90 graus aproximadamente e os joelhos com uma leve flexão abaixo da linha do quadril. “Para pessoas com estatura abaixo de 1,70m, a recomendação é que possuam um apoio para os pés”, destaca.
Quando estiver utilizando o smartphone, a dica é sempre tentar manter a tela na altura dos olhos, evitando a inclinação do pescoço.
A primeira coisa a se fazer em caso de dores frequentes na região cervical é procurar um médico para uma avaliação adequada. De acordo com o especialista, caso seja confirmado um quadro de hérnia de disco cervical, o ideal é iniciar um tratamento fisioterápico associado com acupuntura para analgesia. “Após a melhora do quadro, é recomendado que o paciente inicie atividades de alongamentos cervicais, de região da coluna dorsal, do peitoral e ombros. O ideal é se alongar todos os dias”, ressalta o especialista.