Unidade de Referência à Saúde do Idoso – SP

Trata-se de unidades especializadas no atendimento de pessoas com idade acima de 60 anos e que necessitam de mais cuidados por apresentarem doenças de maior complexidade. O objetivo das URSIs é garantir a atenção integral à saúde do idoso, atuando no tratamento e no cuidado de problemas específicos do envelhecimento.

As equipes são compostas idealmente de Assistentes Sociais, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Médicos Geriatras, Nutricionistas, Psicólogos e Terapeutas Ocupacionais, todos com especialização em Gerontologia ou Geriatria. Auxiliares Técnicos Administrativos e Auxiliares de Enfermagem também fazem parte do quadro de profissionais.

Para ser atendido em uma URSI, é necessário ser encaminhado por uma Unidade Básica de Saúde, cuja equipe é responsável por diagnosticar se o quadro de saúde apresentado pelo idoso deve ser acompanhado por uma equipe específica.

Atualmente, a SPDM/PAIS gerencia a Unidade de Referência à Saúde do Idoso São Vicente de Paula, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

URSI São Vicente de Paula

R. Vicente Da Costa, 289 – Ipiranga

Pular para o conteúdo