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Invista nas cascas de frutas e legumes

Invista nas cascas de frutas e legumes

Na hora de preparar ou consumir diretamente alguma fruta ou legume, é automático para muitas pessoas livrar-se das cascas. “O hábito faz com que muitos não percebam que as cascas podem ser extremamente benéficas e oferecerem tantos nutrientes quanto a polpa da fruta em si. Em muitos alimentos, os principais nutrientes estão presentes justamente na casca”, diz Vanessa Maniezo, Gerente de Nutrição das Instituições Afiliadas da SPDM.

A maçã, por exemplo, concentra a maior parte de suas substâncias benéficas na casca, como fibras, vitamina C e compostos fenólicos, que agem em conjunto para combater e prevenir doenças. Já a casca da laranja é rica em vitamina C, ajuda no processo de digestão e ainda é ótima para a pele, ajudando a remover manchas.

E não são só essas duas frutas não. Em geral, a casca de frutas, legumes e verduras é rica em fibras, ajudando sempre no bom funcionamento do intestino. Além disso, elas também costumam ser ótimas fontes de antioxidantes e vitaminas.

Solte a criatividade na hora de consumir as cascas, faça chás, vitaminas, farofas, geleias e muito mais. Veja alguns exemplos de cascas que podem ser aproveitadas:

Kiwi – a casca do kiwi tem mais oxidante do que a polpa e pode ser aproveitada na hora de fazer um suco, por exemplo. Não é preciso tirar a casca para bater o kiwi no liquidificador, mas lave bem a fruta.

Uva – a maior parte dos benefícios da uva encontra-se na casca. Ela possui uma substância chamada resveratrol, que ajuda a prevenir doenças do sistema cardiovascular. Estudos mostram ainda que o resveratrol pode proteger contra doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Tomate – possui licopeno, um antioxidante que previne o câncer, principalmente o de próstata.

Melancia – assim como a casca do tomate, a da melancia contém licopeno, um antioxidante poderoso. Possui ainda propriedades diuréticas, que ajudam a prevenir doenças do sistema urinário. A parte branca da melancia também melhora a irrigação sanguínea, por conta de uma substância chamada citrulina. Com a casca é possível fazer suco, geleia, antepasto, entre outras receitas.

Abacaxi – a casca do abacaxi contém uma enzima chamada bromelina, que protege o estômago e ajuda a reduzir inflamações. Faça sucos ou geleia com a casca.

Banana – possui luteína, um antioxidante poderoso que protege os olhos contra a exposição ultravioleta. Também tem propriedades antifúngicas e é fonte de triptofano, que ajuda a melhorar o humor. A banana pode ser batida com casca para fazer uma vitamina, mas também é possível fazer uma farofa com a casca ou um chá, basta deixa-la ferver na água.

Pera – tem um baixo índice glicêmico e é rica em fibras dietéticas, que controlam as taxas de glicose e colesterol no sangue. Esses benefícios são melhor aproveitados se a fruta for consumida com a casca.

Batata – além de ferro e cálcio, também é fonte de potássio, que ajuda a controlar a pressão arterial. Lave bem a batata e pode fazer suas receitas sem tirar a casca ou até mesmo use-a para fazer chips, que ficam uma delícia.

Frutas cítricas – as cascas dessas frutas, em geral, têm 20% mais antioxidantes do que a polpa. Também possuem um alto teor de vitamina C, o que ajuda na absorção do ferro. Além de bater a fruta inteira na hora de preparar um suco, também é possível fazer chás e infusões com as cascas.

Pepino – a casca do pepino concentra a maior parte dos seus antioxidantes e de vitamina K.

Berinjela – a cor roxa da berinjela vem de antioxidantes poderosos, como o resveratrol e as antocianinas, que atuam no controle da glicemia e na melhora da resistência à insulina.

Se a sua preocupação com as cascas forem os agrotóxicos, saiba que, infelizmente, realmente não há como de livrar deles completamente. Mas lavando as frutas e legumes corretamente, já é possível eliminar boa parte. Sempre que possível, opte também por consumir alimentos orgânicos. Não se esqueça, cascas, sementes e talos podem e devem ser reaproveitados, assim você não desperdiça alimentos e ainda aproveita melhor os nutrientes e todos os benefícios que podem oferecer.

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