Encontro reuniu profissionais e especialistas para discutir evidências científicas, práticas assistenciais e a importância do aleitamento materno para a promoção da saúde e da sustentabilidade
Em celebração ao Agosto Dourado, mês dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, o Centro Ana Abrão e o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital São Paulo (HSP) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizaram, o Workshop Internacional “Aleitamento Materno - Ciência, Cuidado e Sustentabilidade”. Realizado presencialmente na Escola Paulista de Enfermagem (EPE), o encontro reuniu profissionais e especialistas para discutir evidências científicas, práticas assistenciais e a importância do aleitamento materno para a promoção da saúde e a construção de um futuro mais sustentável.
A programação contou com a participação da Dra. Maya Nakamura, da Universidade de Tenshi, em Hokkaido, Japão, além das professoras da UNIFESP Dra. Kelly Coca e Dra. Bárbara Tideman e da Ms. Gabriela Sintra, do Ministério da Saúde.
Para a Profa. Dra. Kelly Coca, que também é coordenadora do Centro Ana Abrão e do BLH do HSP, o workshop fortalece a presença do aleitamento materno e proporciona maior acolhimento às mães e bebês, “Discutir o aleitamento materno possibilita o entendimento sobre as conquistas da causa e os desafios que pretendemos vencer. O aleitamento é parte vital na garantia da saúde do bebê. É preciso que o assunto esteja no centro dos debates acadêmicos e também entre a população, para que as doações sejam fortalecidas e todas as crianças tenham acesso ao alimento”.
O Agosto Dourado é um período de mobilização em torno da importância da amamentação e também de valorização das iniciativas que contribuem para ampliar o acesso à informação e qualificar o cuidado oferecido às mães e aos bebês.