Hospital do Homem completa dez anos e comemora Novembro Azul com mutirão

Força tarefa faz parte da campanha anual para conscientização sobre o câncer de próstata

O Centro de Referência em Saúde do Homem está completando dez anos de serviços prestados à população em 2018. Localizado no Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, o “Hospital do Homem” realizará, em comemoração à data, um mutirão de atendimento para pacientes diagnosticados com câncer de próstata no dia 10 de novembro.

No total, a unidade pretende atender 300 homens, que aguardam por assistência em unidades básicas de saúde e serão encaminhados para inserção na linha de tratamento da unidade pelo sistema CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde. Esta é uma das ações que fazem parte da campanha anual Novembro Azul, que tem como objetivo a conscientização do homem quanto à saúde e prevenção do câncer prostático.

“Esse tipo de campanha é importantíssimo. Além disso, fazer os exames preventivos propicia o diagnóstico precoce, com maior chance de cura e tratamentos menos invasivos”, explica Cláudio Murta, urologista e coordenador do Centro de Referência. De acordo com ele, ainda há um grande número de pessoas que precisam de informações sobre o assunto. “É necessário que se quebre a barreira do preconceito que ainda existe sobre os exames e cuidados com o câncer de próstata. Muitos homens chegam ao ambulatório tardiamente, alguns já com câncer em estágio avançado, o que poderia ser evitado se houvesse acompanhamento preventivo”, completa.

Além do mutirão, o hospital conta com decoração especial para chamar a atenção para a campanha. Funcionários, pacientes e acompanhantes receberão orientações durante todo o mês de novembro por meio de panfletos e conversas com a equipe de enfermagem. No dia 23, um ciclo de palestras com médicos, nutricionistas e fisioterapeuta abordará temas como a importância da prevenção, alimentação saudável e a prática de exercícios (confira a programação completa abaixo).

Os médicos ressaltam, ainda, alguns hábitos que podem contribuir com a prevenção do câncer, como: cuidar do peso com alimentação saudável, rica em frutas e fibras; não fumar; fazer check-up anualmente com urologista; praticar 30 minutos de atividade física diariamente; não abusar de bebidas alcoólicas e diminuir o consumo de carne vermelha.

O Centro de Referência em Saúde do Homem

A unidade já soma 33.810 cirurgias de câncer de próstata e 142.152 consultas desde 2009. Recebeu em 2017 o mais moderno equipamento para tratamento do câncer prostático do país – o High Frequency Ultrassound (Hifu) Focal One, único no SUS, adquirido por R$ 3,1 milhões, e que já atendeu 175 homens, em procedimentos rápidos que podem durar até uma hora. Complicações como incontinência urinária, impotência ou infecções, comuns em cirurgias convencionais, são praticamente nulas.

O Centro de Referência em Saúde do Homem, localizado no Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, fica na avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2651, Cerqueira César.

Agenda – Novembro Azul

10/11 – Mutirão de atendimento – das 8h às 13h

23/11 – Ciclo de Palestras – das 13h às 15h50

13h00 – Abertura: Dr. Otávio Monteiro Becker Jr. – Diretor do HTEJZ

13h30 – Dr. Richard – Psiquiatra e coordenador do programa Mindfulness do HTEJZ

“Meditação e saúde”

14h00 – Dr. Vinicius Meneguette –  Urologista do HTEJZ

“A importância dos cuidados do homem com a saúde e prevenção ao câncer de próstata”

14h30 – Jocimir Alves de Araújo – Fisioterapeuta da equipe de Reabilitação do HTEJZ

“Importância da fisioterapia na educação em saúde do homem.”

15h00 – Coffee

15h20 – Dra. Anaisa Raddo Venâncio de Souza – Dermatologista e Especialista em cirurgia dermatológica do HTEJZ

“Câncer de pele e proteção solar”

15h50 – Cinthia Barbosa de oliveira – Nutricionista clínica da Urologia do HTEJZ

“A alimentação como coadjuvante na prevenção do câncer de próstata”

 

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

SaúdeCast

Publicações

Relacionados

Acessar o conteúdo