Hospital São Paulo recebe palestra sobre as histórias da EPM e SPDM

Na tarde desta quinta-feira os alunos, funcionários, professores do Hospital São Paulo puderam conhecer com mais detalhes as histórias da Escola Paulista de Medicina (EPM) e da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) por meio de uma palestra realizada no auditório do 15º andar do HSP.

A Professora Doutora de História Contemporânea da Universidade Federal de São Paulo, Ana Lúcia Lana Nemi, foi responsável por realizar a palestra e apresentar diversas informações e curiosidades aos participantes.

Durante a apresentação, a pesquisadora destacou a importância da parceria realizada entre SPDM e EPM para a manutenção e gerenciamento do Hospital São Paulo durante as primeiras décadas de existência.

A federalização do Hospital São Paulo também foi abordada pela palestrante, principalmente pelo fato de que a partir desse processo o hospital deveria oferecer sem qualquer custo para a escola seus leitos para realização de atividades de ensino.

Nesse sentido houve a separação das instituições em duas partes: uma privada, sem fins lucrativos, gestora do Hospital São Paulo e que passou a se chamar Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), e outra pública, a Escola Paulista de Medicina que, em 1964, se tornaria autarquia federal.

A palestrante também ressaltou que a história das duas entidades é um marco para a saúde pública do país, pois modificou a estruturação da assistência à saúde realizada anteriormente visto que nesse caso a gestão de uma instituição privada de caráter filantrópico era realizada por um ente público.

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

SaúdeCast

Publicações

Relacionados

Acessar o conteúdo