Durante palestra sobre “Descriminalização da maconha e saúde pública” realizada na Sede do Ministério Público do Estado do Paraná, o Dr. Ronaldo Laranjeira, psiquiatra especialista em dependência química, defendeu que as decisões a respeito do assunto devem ser pautadas por debates técnicos e amplos, a partir de diversos pontos de vista, como os impactos sociais, jurídicos e principalmente de saúde pública que a descriminalização pode causar.
Após apresentar dados que abordam as alterações psiquiátricas causadas pela maconha a partir de diversos estudos de renomadas instituições e da expertise que adquiriu ao longo dos seus mais de 30 anos de carreira, Dr. Ronaldo Laranjeira afirmou que suas maiores preocupações são a evolução do mercado e do enfraquecimento de leis a respeito da comercialização de produtos canábicos no país.
Segundo ele, a partir desse contexto socioeconômico mais liberal em relação às drogas, é fundamental que campanhas de prevenção e atendimentos voltados aos dependentes químicos sejam ampliados.