Conselhos

Prof. Dr. Ronaldo Ramos Laranjeira

Diretor Presidente

Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1982), Residência em Psiquiatria pela EPM (1984) e Phd em Psiquiatria pela Universidade de Londres(1994). Atualmente é Professor Titular Aposentado do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Psiquiatria, com ênfase em Alcoolismo e dependência de outras drogas. As principais áreas de pesquisa são: tratamento da dependência química, o impacto das políticas públicas do álcool e outras drogas, bases biológicas da dependência e avaliação epidemiológica do uso de substâncias. Na área de treinamento coordena vários cursos de pós graduação latu senso em dependência química (cursos de especialização presencial e virtual). Professor orientador do programa de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Coordenador da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da UNIFESP. É o Investigador Principal do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas, um dos recém criados INCTs (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) do CNPq.

Prof. Dr. Gaspar de Jesus Lopes Filho

Vice Diretor Presidente

Graduação em Medicina (1974) pela Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestrado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela EPM/ UNIFESP (1989), Doutorado em Medicina (Gastroenterologia Cirúrgica) pela EPM/ UNIFESP (1994) e Livre Docência pela EPM/ UNIFESP (2001). Atualmente é Professor Titular Aposentado da EPM/ UNIFESP, Professor Orientador e Vice Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar da EPM/ UNIFESP. Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo-CREMESP (2003-2018), Presidente Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões-CBC, Gestão 2010-2011. Áreas de interesse: Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Linhas de Pesquisa: Avaliação da circulação esplâncnica na esquistossomose mansoni e nas cirroses hepáticas; Estudo do processo de reparação tecidual da parede abdominal.

Conselho Administrativo

Prof. Dr. Adagmar Andriolo

Médico pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1974), com mestrado em Parasitologia, Microbiologia e Imunologia pela mesma instituição (1982); doutorado em Patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1984) e Livre Docência pela EPM/Unifesp (1996). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (1999-2001). Atualmente, é chefe e Professor Titular Aposentado da Disciplina de Clínica Médica e Medicina Laboratorial da EPM/Unifesp. É membro do Conselho Estratégico Hospital Universitário Hospital São Paulo, da Academia de Medicina do Estado de São Paulo e editor-chefe do Brazilian Journal of Pathology and Laboratory Medicine.

Prof. Dr. Alvaro Pacheco e Silva Filho

Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (1981), mestrado (1989) e doutorado (1989) também pela EPM-UNIFESP. Realizou pós-doutorado (Research Fellowship) na Harvard Medical School, EUA de 1989 a 1992. Atualmente é Professor Titular Livre-docente da Disciplina de Nefrologia e Chefe do Departamento de Medicina da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: transplante renal, monitorização imunológica, nefropatia crônica do enxerto, lesão de isquemia e reperfusão, complicações cardiovasculares no Tx renal e infecção por Citomegalovírus. É Coordenador do Laboratório de Imunologia Clínica e Experimental (LICE) da Disciplina de Nefrologia da Escola Paulista de Medicina onde desenvolve pesquisas com modelos experimentais de Lesão de Isquemia e Reperfusão e modelos de Fibrose renal experimental. O laboratório tem tido apoio financeiro do CNPq, FAPESP, CAPES e alguns grants de pesquisa Internacionais. No período de 2009 a 2013 foi membro do Comitê de Ciência Básica da Sociedade Internacional de Transplante (The Transplantation Society), tendo colaborado no programa de Ciência básica dos Congressos Internacionais de Transplante neste período e dos Simpósios de Ciência Básica da Sociedade Internacional de Transplante. Supervisor do Programa de residência em Clínica Médica do Departamento de Medicina da Escola Paulista de Medicina desde 2017. Chefe do Departamento de Medicina da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP desde Junho de 2019. Vice-Presidente da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Nefrologia para o Biênio 2021-2022. É pesquisador IA do CNPq e atualmente é membro do CA (Comite de Assessoramento) de Medicina do CNPq.

Profa. Dra. Ana Luisa Hofling de Lima Farah

Médica Oftalmologista e Professora Titular do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina – EPM / UNIFESP desde 2004. Professora orientadora do curso de Pós-Graduação do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da EPM/UNIFESP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq-B. Curso de Especialização em Oftalmologia – Residência Médica, Mestrado, Doutorado e Livre Docência na EPM.Especialização em pesquisa no Bascom Palmer Eye Institute – Universidade de Miami. Na Faculdade de Medicina de Jundiaí, foi Chefe de Disciplina e Professora Adjunta de Oftalmologia. Na EPM foi Chefe do Departamento de Oftalmologia de 2004 a 2010 e Vice-Chefe de 2018 a 2020. É coordenadora do Laboratório de Microbiologia em Oftalmologia do mesmo Departamento desde 1997. No Instituto da Visão, foi presidente do Conselho Administrativo de 2012 a 2016. Participou e participa da Diretoria Executiva de várias sociedades supranacionais da especialidade: Associação Pan Americana de Oftalmologia, International Council of Ophthalmology e Academia Ophthalmologica Internationalis e comissões da Academia Americana de Oftalmologia. Na Academia Americana de Oftalmologia, recebeu o Achievement Award em 2005 e Senior Achievement Award em 2018. Na Associação Pan-Americana de Oftalmologia foi secretária de 1999 a 2007, vice- presidente de 2008 a 2010 e presidente no mandato de 2013 a 2015. É membra de sociedades de especialidades nacionais tais como Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Cornea Society e Sociedade Brasileira de Córnea e foi membra do Conselho Fiscal do Conselho Brasileiro de Oftalmologia na gestão de 2020-2023. Na Assistência Oftalmológica é Médica Oftalmologista na área clínica de doenças da córnea, conjuntiva, infecções e inflamações e na cirúrgica atua principalmente em cirurgias de córnea incluindo transplantes, cirurgias refrativas de miopia (astigmatismo e hipermetropia), cirurgias de catarata e glaucoma no Centro Oftalmológico São Paulo, unidade do grupo Holhos.

Profa. Dra. Helena Bonciani Nader

Helena B. Nader possui título de bacharel em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (1970), licenciatura em Biologia pela Universidade de São Paulo (1971), doutorado em Biologia Molecular pela Unifesp (1974), pós-doutorado na University of Southern California (1977) com bolsa da Fogarty (NIH). É Professora Titular Aposentada da Unifesp (1989), bolsista de produtividade do CNPq (nível 1A), membro titular da Academia de Ciências de São Paulo (1989), da Academia Brasileira de Ciências (1999), da World Academy of Science (TWAS) for the Advancement of Science in Developing Countries (2013) e da ACAL ( Academia de Ciências de América Latina, 2018). Recebeu diversas honrarias e prêmios nacionais e internacionais, sendo o mais recente Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia (CNPq e Fundação Conrado Wessel, 2020). Atualmente é vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC, 2019-2011) e co-Presidente da InterAmerican Network of Academies of Sciences (IANAS, 2019-2021). Exerceu várias funções administrativas entre elas a Pró-Reitoria de Graduação (1999-2003) e de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp (2007-2008). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq, 2009-2010), vice-presidente (2007-2011), presidente (2011-2017) e presidente de honra (desde 2017) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É membro de diversos conselhos, como Conselho Superior da Fapesp, CD do CNPq e Conselho do FNDCT. Seus trabalhos envolvem biologia celular e molecular de glicoconjugados.

Prof. Dr. Sarhan Sydney Saad

Professor Titular, Livre-Docente da Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1979), Residência Médica em Cirurgia Geral (1980 e 1982) e Cirurgia do Aparelho Digestivo (1983 e 1984) no Hospital São Paulo da Escola Paulista de Medicina. Mestrado em Medicina na Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica pela Escola Paulista de Medicina (1989) e Doutorado em Medicina na Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica pela Escola Paulista de Medicina (1997). Livre-Docência na Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP (2012). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia onde obteve Título de Especialista em Coloproctologia, atuando principalmente nos seguintes temas: câncer colorretal, anastomose intestinal, marcadores tumorais em câncer colorretal, videolaparoscopia em doenças colorretais. Título de Especialista em Cirurgia Geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões. International Fellow da American Society of Colon Rectal Surgeons (2017) e da Sociedade Brasileira de Colo-Proctologia. Atualmente, exerce a Chefia da Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP, onde desenvolve atividades didáticas e assistenciais para alunos do Curso de Graduação em Medicina e médicos residentes do Programa de Cirurgia Geral e Gastroenterologia Cirúrgica da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP.

Dr. Gilberto Tanos Natalini

Graduação em Medicina (Cirurgia Geral) pela Escola Paulista de Medicina em 1975. Especialista em Gastrocirurgia e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e do Colégio Brasileiro de Cirurgia. Voluntário no Ambulatório Médico do Centro Social Bom Jesus do Cangaíba desde 1976. Concursado no Hospital Municipal do Campo Limpo desde 1988, é médico-cirurgião aposentado, onde implantou e coordenou o serviço de atendimento ao acidentado do trabalho. Foi Secretário Municipal de Saúde dos Municípios de Diadema e de São Lourenço da Serra, Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – COSEMS/SP e Presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde – CONASEMS

Dra. Maria Inês Dolci

Advogada, formada pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo- USP, com especialização em Direito empresarial e mestrado em Defesa do Consumidor. Especialização em Business Law pela Coral Gables University, USA. É professora de cursos jurídicos e mantém cursos on line sobre Saúde/ Planos de Saúde para universidades. Vice-presidente do Conselho Diretor da PROTESTE e membro de diversas entidades outras que atuam em defesa do consumidor, participa de fóruns e debates sobre o tema em muitos países, como Brasil, Chile, Uruguai, Bolívia, México, Estados Unidos, França, Portugal, Inglaterra, Itália, Chile, Argentina e Bélgica. É autora e co-autora de livros, artigos em jornais e revistas especializadas, além de blogueira, com podcasts.

Dulcilene Lopes Carneiro Donaire

Graduada em Gestão Hospitalar pela Universidade Federal de São Paulo, coordena a Tesouraria da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina desde 2019, tendo iniciado suas atividades profissionais na instituição em 1988, atuando anteriormente em cargos de assistente de administração e Secretária Executiva no Centro de Nutrição e Dietética do Hospital São Paulo.

Superintendentes

Conselho Fiscal

Acessar o conteúdo