Já imaginou como seria perder tudo de uma hora para outra? A casa, o emprego, o casamento, a liberdade e até sua sanidade mental? É o que acontece com Pat Solitano Jr (interpretado por Bradley Cooper) em “O Lado Bom da Vida”. Inspirado no livro de Matthew Quick, o filme vai te fazer rir, chorar e pensar na vida.
Quando ele flagra sua esposa em uma traição, surta e vai parar em um hospital psiquiátrico. Ao sair clínica, Pat volta para a casa dos pais e seu novo lema é “Excelsior”, que no latim significa “sempre para cima”, ou seja, o otimismo. Ele está decidido a superar os problemas, reconstruir a vida e, mesmo com uma ordem judicial que o impede de se aproximar da ex-mulher, tentar reconquistá-la. Mas tudo muda quando ele conhece Tiffany (vivida por Jennifer Lawrence), uma mulher de personalidade forte e intimidadora.
Ambos sofrem com problemas psiquiátricos e tentam se recuperar. Ele tem transtorno bipolar, o que faz com que tenha mudanças de humor repentinas e crises que o deixam agressivo, ela está perturbada com a morte do marido e acabou perdendo o emprego porque dormiu com todos os homens do escritório. Com tantos problemas e perturbações, é fácil deduzir que um relacionamento entre ambos nunca daria certo. De fato, a primeira impressão não é boa, mas logo acabam se entendendo e até se ajudando.
Com ares de comédia romântica, o longa de David O. Russell traz na verdade uma história que vai além da água com açúcar habitual desse gênero, fugindo dos clichês. O filme mostra bem o drama das pessoas que tentam se aceitar, lidar com seus próprios defeitos e se reencontrar no mundo. Os personagens parecem ser imprevisíveis e muitos dos diálogos são até um pouco filosóficos, nos fazendo refletir sobre como escolhemos encarar a vida e os problemas. As atuações de Cooper e Lawrence estão incríveis, não é a toa que o filme recebeu oito indicações ao Oscar em 2013. É uma boa pedida para o final de semana.
O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook, 2013, EUA) dirigido por David O. Russell, com Jennifer Lawrence, Bradley Cooper, Robert De Niro, Jacki Weaver, Chris Tucker, Anupam Kher, John Ortiz e Shea Whigham.