A UBS Jardim Lourdes, gerenciada pela SPDM/PAIS Programa de Atenção Integral à Saúde da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, oferta grupo de desmame de benzodiazepínicos para pacientes que querem diminuir a dependência destes medicamentos, que são usados principalmente para tratar transtornos de depressão, ansiedade e insônia. A iniciativa, que deu início em julho de 2024, visa oferecer alternativas terapêuticas para os pacientes, proporcionando qualidade de vida e reduzindo os efeitos colaterais desses medicamentos.
“O medicamento não é um vilão, mas é importante fazermos o uso racional dele”, afirma Gislene Cristina Blota, farmacêutica da unidade. A profissional também explicou que todos os idosos que aceitam participar do grupo fazem acompanhamento com o psiquiatra, o psicólogo e a farmacêutica.
A equipe multiprofissional da UBS criou o grupo de desmame de benzodiazepínicos como uma estratégia assistida para ajudar os pacientes a reduzir o uso dessas substâncias com segurança, após constatarem, por meio da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (Ampi), que muitos idosos da unidade estavam em uso prolongado de medicamentos desta categoria. Os efeitos adversos desses remédios, como perda de memória, sonolência excessiva e dependência, levaram a equipe a buscar as alternativas terapêuticas, como acupuntura, auriculoterapia e medicamentos fitoterápicos.
O grupo já conta com 15 participantes, sendo que sete deles conseguiram parar totalmente o uso do medicamento. A participação no grupo é voluntária, e cada caso é analisado individualmente, garantindo um tratamento personalizado para cada paciente. O impacto positivo dessa iniciativa na qualidade de vida dos pacientes é notório, tendo paciente que volta ao trabalho após o desmame e às terapias alternativas.
O que são benzodiazepínicos?
Os benzodiazepínicos são uma classe de medicamentos psicotrópicos usados principalmente para tratar condições como ansiedade, depressão, insônia, convulsões, síndrome do pânico, entre outras. Eles atuam no sistema nervoso central, promovendo a calma e o relaxamento, com os seguintes efeitos: sedativo, ansiolítico (alívio da ansiedade), hipnótico (indução ao sono), relaxante muscular e anticonvulsivante. Alguns exemplos conhecidos de benzodiazepínicos são: diazepam, lorazepam, alprazolam e clonazepam.
Ainda que os benzodiazepínicos sejam eficazes no tratamento de várias condições, seu uso prolongado pode levar a problemas como dependência, tolerância (em que o medicamento perde a eficácia com o tempo) e efeitos colaterais como sedação excessiva, confusão e dificuldades de memória. Por isso, eles são geralmente prescritos para uso de curto prazo ou com cautela.
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo