Medidas para manejo dos processos psicológicos frente ao COVID-19 no trabalho

1 – COMPARTILHE SEUS SENTIMENTOS

Em situações como essa, compartilhar as vulnerabilidades com os demais colegas é uma maneira de valorizar e reconhecer o coletivo, reforçando que não está sozinho. Além disso, estratégias coletivas mostram-se mais efetivas do que as individuais.

2 – SENTIMENTOS SÃO COMUNS

Exponha, virtualmente, seus sentimentos, medos, dúvidas e ansiedades com pessoas que você confia; Lembre-se: sentimentos como medo são comuns, especialmente por se tratar de uma situação atípica.

3 – EXERCÍCIOS

Pratique exercícios em casa, faça alongamentos, alimente-se bem e pense em formas alternativas como meditação, mindfulness, yoga, entre outros.

4 – CONTROLE SEU FLUXO DE INFORMAÇÕES

Restrinja o fluxo de informações a determinado horário do dia. O bombardeamento contínuo de informações negativas pode desmobilizá-lo diante das atividades de trabalho.

5 – RECONHEÇA SEUS LIMITES

Reconheça que sua presença ali não é por acaso, que você tem um papel importante a cumprir; Contudo, você não é um super-herói, portanto, identifique suas limitações e respeite-as.

6 – A IMPORTÂNCIA DO COLETIVO

Ao invés de medidas individuais, procure fortalecer o coletivo de trabalho para que, juntos, pensem em alternativas mais eficazes de cuidado ao paciente, ampliando também a qualidade de vida no trabalho e minimizando situações de risco à saúde física e psicológica do trabalhador.

Fonte: RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM TRANSPLANTE E CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS – UNIVERSIDADE FEDERALDE SÃO PAULO

A IMPORTÂNCIA DO COLETIVO

 

 

Ao invés de medidas individuais, procure fortalecer o coletivo de trabalho para que, juntos, pensem em alternativas mais eficazes de cuidado ao paciente, ampliando também a qualidade de vida no trabalho e minimizando situações de risco à saúde física e psicológica do trabalhador

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

SaúdeCast

Publicações

Relacionados

Acessar o conteúdo