O Programa Acompanhante de Idosos (PAI) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Interativa, unidade da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciada pela SPDM/PAIS – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina / Programa de Atenção Integral à Saúde, promoveu uma programação especial para celebrar o carnaval com os pacientes.
Durante a manhã desta sexta-feira (20/02), ocorreu o Carnavida, evento que reuniu diversos serviços de saúde e bem-estar em um mesmo local para prestar orientação aos idosos atendidos pelo programa. A celebração também contou com um baile de carnaval repleto de músicas, no qual os pacientes puderam se conectar de forma mais aprofundada e estreitar laços com os colaboradores do território de saúde.
A tenda de odontologia, por exemplo, prestou orientações de saúde bucal e orientou os pacientes quanto à aplicação correta de flúor. Já a van do Centro de Referência de Assistência Social levou atendimentos para o local com a oferta de inclusão ou atualização do Cadastro Único, além de informações sobre Bolsa Família, ID Jovem e outros benefícios.
Profissionais do Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico (NPJ), serviço relacionado ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), estiveram presentes para dialogar com os idosos, principalmente aqueles em situação de risco pessoal ou social, e especialmente com os envolvidos em casos de violência física, sexual, psicológica, negligência ou abandono.
Uma van do Centro LGBTQIAPN+ Luana Barbosa esteve presente para que os pacientes pudessem dialogar a respeito de seus direitos e de suas orientações sexuais. A programação ainda contou com uma tenda destinada à realização de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), uma vez que essas doenças estão cada vez mais frequentes no público idoso.