Ambulatório Médico de Especialidades (AMEs)

Os AMEs são centros ambulatoriais de diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em especialidades médicas, com ênfase nas necessidades da rede básica. Devem proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, através da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente. Os atendimentos nos AMEs são referenciados e programados, em regime de consultas.

São direcionados para a oferta de serviços de consulta especializada, a indicação de exames de apoio diagnóstico e orientação de tratamento, dentro de um contato único dos doentes com o  centro, sempre que possível. Prevê-se, ainda, que possam resolver a maior parte das consultas em um único deslocamento do doente, dentro dos processos clínicos prioritários previamente definidos e incluídos em suas carteiras de serviços.

O Núcleo de Gestão Assistencial 62 – PAM Maria Zélia foi inaugurado em março de 1985, sendo, à época, unidade de saúde ligada ao Ministério de Estado da Previdência e Assistência Social. Em 2005, a SPDM assumiu a gestão do Ambulatório.

A finalidade do convênio residia na ampliação das atividades assistenciais do Ambulatório, na melhoria daquelas já presentes e na completa reestruturação da área física. Quanto aos recursos humanos, propugnava-se a capacitação técnica de colaboradores, servidores públicos federais e estaduais, e o incremento do quadro, com a contratação de novos colaboradores, tendo em busca o modelo de ambulatório com capacidade resolutiva.

Hoje o AME Maria Zélia compreende a seguinte infraestrutura:
694 colaboradores, 41 consultórios, duas salas de cirurgia (Unidade cirúrgica ambulatorial - UCA), 30 especialidades médicas.

Visite o site

No mês de agosto de 2010, a SPDM inaugurou um Ambulatório Médico de Especialidades-Psiquiatria no bairro da Vila Maria, na zona norte de São Paulo, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde. O objetivo do novo ambulatório é otimizar o acesso ao tratamento dos pacientes com transtornos mentais de intensidade moderada a grave, que necessitem de avaliação e atendimento especializados. A unidade ampliará o espectro de serviços oferecidos à comunidade, complementando o atual sistema de atendimento baseado nos Centros de Atenção Psicossocial.

Trata-se de um novo conceito em tratamento psiquiátrico ambulatorial, com o mesmo nível de qualidade dos melhores centros do mundo.

O AME-Psiquiatria conta com cinco programas baseados nas seguintes especialidades psiquiátricas: depressão  e transtornos bipolares; transtornos de ansiedade; transtornos relacionados ao uso de álcool e drogas; psiquiatria geriátrica; transtornos psicóticos e esquizofrenia; e psiquiatria da infância e adolescência. Além de atendimento individual, terapia de grupo e oficinas terapêuticas, assistência à família, plantão de dúvidas e atividades comunitárias para inserção familiar e social do portador de transtornos mentais.

Visite o site

O AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Taboão da Serra, foi criado através do decreto 55.936 de 21 de junho de 2010 do Governo do Estado de São Paulo, com foco no atendimento assistencial na área de consultas ambulatoriais especializadas e na realização de exames diagnósticos e cirurgias ambulatoriais a pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS/SP.

Inaugurado em 10 de Maio de 2012, sob a gestão da OSS-SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, iniciou suas atividades em abril de 2012, através de Contrato de Gestão assinado com a Secretaria de Estado da Saúde em 16 de julho de 2010.

Conservação do Patrimônio Público

O AME Taboão da Serra é um ambulatório público. Sendo patrimônio público, cumpre a todos zelar, preservar e defender. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar dano ao patrimônio.

Atendimento gratuito 100% SUS

Visite o site

O AME Mogi das Cruzes ou Ambulatório Médico de Especialidades de Mogi das Cruzes, foi criado em razão da necessidade de ampliação da rede de serviços de média complexidade, voltada ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região do Alto Tietê, pelo Decreto nº 56.979 de 09 de maio de 2011 do Governo do Estado de São Paulo.

Foi inaugurado em 30 de março de 2012 sob a gestão da OSS-SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, por meio do Contrato de Gestão firmado em 30 de setembro de 2011 com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Conservação do Patrimônio Público

O AME Mogi das Cruzes é um ambulatório público. Sendo patrimônio público, cumpre a todos zelar, preservar e defender. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar dano ao patrimônio.

Atendimento gratuito 100% SUS

Visite o site

Este Ambulatório Médico de Especialidades (AME), gerenciado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM, oferece atendimento a pacientes idosos encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região sul, sudeste e centro da capital paulista e de outros municípios como os do do Grande ABC e da região dos Mananciais, por meio de consulta agendada pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS). O AME Idoso Sudeste faz parte do Programa São Paulo Amigo do Idoso, baseado no projeto Envelhecimento Ativo, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A unidade conta com atendimento em 22 especialidades médicas e não médicas, além de equipe multidisciplinar voltada para o público a partir dos 60 anos de idade, para promover o envelhecimento ativo e saudável, na reabilitação física e cognitiva e na redução de agravos à saúde, permitindo aos idosos mais independência e autonomia.

O AME também oferece serviços de convivência.

Em 2019, realizou cerca de 223 mil atendimentos, entre consultas médicas e não médicas, cirurgias ambulatoriais, exames, atendimentos de Odontologia e atendimentos em grupo.

Endereço: Rua Monsenhor Manuel Vicente, esquina com a Rua Domingos de Morais
Horário de funcionamento: das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira

Especialidades médicas:

Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia.

Especialidades não médicas:

Assistência Social, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Podologia, Psicologia, Terapia Ocupacional.

Serviços de apoio diagnóstico

Análises Clínicas, Audiometria, BERA, Dioptria, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Endoscopia, Fundo de Olho, Holter, Laboratório de Próteses Dentárias, Mapa, Nasofibroscopia, Raio X Odontológico, Raio X Simples, Teste Ergométrico, Testes Vestibulares, Ultrassonografia Simples e com Doppler.

Visite o site

O AME Idoso, unidade ambulatorial situada no bairro da Lapa, na Zona Oeste da capital paulista, oferece atendimento em 21 especialidades médicas e não médicas (veja todas abaixo) e equipe multidisciplinar voltada para o público a partir dos 60 anos de idade. A unidade, gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM, recebe pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região oeste, por meio de consulta agendada pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).

Em breve, a unidade contará com serviços de assistência social e reabilitação, que serão implantados de forma gradativa. Ao atingir plena capacidade, o Ambulatório do governo do estado poderá realizar mais de 136 mil atendimentos anuais, entre consultas médicas e não médicas, cirurgias ambulatoriais, exames, atendimentos de Odontologia e atendimentos em grupo.  

O AME Idoso Oeste faz parte do programa São Paulo – Amigo do Idoso, baseado no projeto Envelhecimento, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Endereço: Rua Roma, 466, Lapa
Horário de funcionamento: das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira

Especialidades médicas:

Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Ginecologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Reumatologia, Urologia.

Especialidades não médicas:

Arteterapia, Assistência Social, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional.

Serviço de apoio diagnóstico:

Audiometria, Colposcopia, Dioptria, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Fundo de Olho, Holter, Mapa, Nasofibroscopia, Odontológico, Pressão Intraocular, Raio X Simples, Teste Ergométrico, Ultrassonografia Simples e com Doppler.

Visite o site

O Ambulatório de Especialidades Jardim dos Prados foi inaugurado em 30 de outubro de 2001, na época, vinculado ao Hospital Geral de Pedreira (HGP), sendo uma instituição pública em parceria com a OSS (Organização Social de Saúde) Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), oferecendo um novo modelo de atendimento diferenciado e humanizado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A comunidade da região e seus líderes tiveram uma participação efetiva na idealização do Ambulatório Médico.

Em 2020, a gestão foi continuada pela OSS – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM que, de acordo com sua missão e visão, continuará realizando os atendimentos de maneira a proporcionar equidade, universalidade e integralidade que são os princípios do SUS; buscando adaptar sua grade de especialidades à necessidade epidemiológica da região e procurando o incremento de procedimentos cirúrgicos em regime de hospital-dia.

Endereço: R. Sant’ana, 275 – Vila São Pedro, São Paulo – SP, CEP.: 04676-105
Telefone: (11) 5633-2466

Visite o site

Localizado na região de Sapopemba, Oferece atendimento nas seguintes especialidades médicas: Alergologia, Angiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Dermatologia, Gastroentologia, Ginecologia e Obstetrícia de alto risco, Homeopatia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Pneumologia. 

Além das Especialidades disponibilizadas, o Ambulatório conta com outros três serviços:

  • Centro de Especialidade Odontológica(CEO) – Atende a casos de endodontia, periodontia, estomatologia e buço-maxilo, além de realizar aplicações de próteses dentárias.
  • Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR) – Oferece atendimento nas Especialidades de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional para pacientes que necessitam de reabilitação.
  • Serviço de Diagnóstico por Imagem (SDI) –  Realiza exames de Mamografia, Raio-X e Ultrassonografia.

Endereço: Av. João Lopes De Lima, 1151 - CEP: 03976-020
Funcionamento: De segunda a sexta, das 7h às 19h

A carteira básica geral de serviços dos AMEs é composta de:

  • serviços de consulta de atendimento especializado de suporte a rede básica de saúde;
  • serviços de suporte diagnóstico para os pacientes atendidos, sempre coerentes com a estrutura de oferta definida e com a incorporação de sistemas eletrônicos;
  • serviço de diagnóstico por imagem;
  • serviço de análises clínicas;
  • serviço de métodos diagnósticos de especialidades (incluindo endoscopias e métodos gráficos);
  • serviço de documentação e atendimento ao usuário;
  • linhas de cuidado de alta resolutividade, definidas para cada especialidade e contempladas segundo processos clínicos ou problemas de saúde mais relevantes/ prevalentes na região;
  • cirurgia Ambulatorial, em regime de hospital dia ou não, com ou sem anestesia.
Pular para o conteúdo