Estratégia Saúde da Família

A Estratégia Saúde da Família, criada no município de Quixadá (CE) em 1991, é uma reorientação do modelo assistencial, realizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em Unidades Básicas de Saúde(UBS). Estas equipes ficam responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias de áreas geográficas delimitadas, atuando com ações de promoção, prevenção e proteção à saúde desta comunidade.

Atualmente, a SPDM/PAIS administra, junto à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, 69 UBSs, onde atuam 277 Equipes Saúde da Família, compostas por Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares de Enfermagem, Enfermeiros e Médicos Generalistas. Há ainda 59 Equipes de Saúde Bucal, compostas por Dentistas, Técnicos de Saúde Bucal e Auxiliares de Saúde Bucal.

No Rio de Janeiro, as 229 Equipes de Saúde da Família e as 97 de Saúde Bucal estão distribuídas em Centros Municipais de Saúde e Clínicas de Saúde da Família, totalizando 56 unidades administradas pela SPDM/PAIS junto à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.

Há ainda outros municípios que atuamos em parceria com suas respectivas Prefeituras, sendo eles: com 20 Equipes de Saúde da Família e Diadema, com 90 Equipes do Programa Saúde em Casa.

* Números atualizados em fevereiro de 2014

Pular para o conteúdo