Farmácias de Alto Custo

Além de hospitais, a SPDM gerencia farmácias de alto custo e programas de medicamentos excepcionais. A garantia do acesso da população a medicamentos tem sido um dos grandes desafios do poder público brasileiro, sendo parte integrante e essencial de uma adequada política assistencial.

A Política Nacional de Medicamentos baseia-se nos mesmos princípios que orientam o Sistema Único de Saúde (SUS) e constitui estratégia fundamental para sua consolidação, uma vez que contribui para viabilizar um dos componentes basilares da assistência à saúde: a cobertura farmacológica.

Além dos medicamentos que são garantidos no tratamento hospitalar, dos medicamentos que fazem parte da assistência ambulatorial, dos integrantes da farmácia básica, dos medicamentos estratégicos para Aids, tuberculose, hanseníase, e diabete, o SUS tem-se empenhado em assegurar o fornecimento gratuito de medicamentos de alto custo. Esses medicamentos, também denominados “excepcionais”, estão incluídos no Programa de Medicamentos Excepcionais.

São medicamentos com elevado valor unitário ou, que pela cronicidade do tratamento, se tornam excessivamente caros e muitas vezes inacessíveis. Essa política tem enorme alcance em todas as classes sociais.

PROGRAMA DE MEDICAMENTOS EXCEPCIONAIS – GESTÃO SPDM
A SPDM assumiu a gestão da Farmácia de Dispensação do Programa de Medicamentos Excepcionais (Farmácia de Alto Custo – FAC) do Núcleo de Gestão Assistencial Maria Zélia (NGA Maria Zélia), no bairro do Belenzinho, em São Paulo, bem como da Farmácia de Dispensação do Programa de Medicamentos Excepcionais (FAC) do Núcleo de Gestão Assistencial Várzea do Carmo (NGA Várzea do Carmo); em 2006, esta unidade de farmácia absorveu os pacientes da Unidade de Farmácia do Posto de Atendimento Médico Centro – PAM Centro, pacientes renais crônicos e transplantados, em sua grande maioria. Nesta unidade, em 2007, iniciou-se o Projeto de Entrega de Medicamento em Casa, conforme diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Em 2008, a SPDM passou a gerir a Unidade de Farmácia de Medicamentos Excepcionais do Município de Campinas, onde estavam cadastrados pacientes de Campinas, de 42 municípios da Região, de dez Clínicas de Hemodiálise e Caps.

Desde então, iniciaram-se diversas mudanças, no intuito de aprimorar os processos existentes, e dessa maneira, contribuir para a eficiência e eficácia do Programa de Medicamentos Excepcionais do Governo do Estado de São Paulo – SES.

PROGRAMA DE ENTREGA DE MEDICAMENTOS EXCEPCIONAIS EM DOMICÍLIO
Em agosto de 2007, teve início no Núcleo de Gestão Assistencial (NGA) Várzea do Carmo, o programa de entrega de medicamento na casa do paciente. Esse programa visa facilitar e aumentar a aderência do paciente ao tratamento e garantir o acesso dos cidadãos aos medicamentos.

Unidades administradas pela SPDM:

Farmácias de Alto Custo NGA Várzea do Carmo, Maria Zélia, Campinas e Guarulhos.

Pular para o conteúdo