Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) – SP

O Serviço constitui uma nova modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, oferecida em domicílio e com garantia de continuidade do cuidado na Rede de Atenção à Saúde. O público atendido são pessoas com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e cujo problema de saúde exige maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo.

Os profissionais responsáveis pelo Serviço fazem parte das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMADs), compostas de Médico, Enfermeiro, Auxiliar/Técnico de Enfermagem, Fisioterapeuta e/ou Assistente Social.

Existem ainda as Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAPs), voltadas para oferecer suporte e complementar as ações das EMADs.

Para ser atendido pelo SAD, é necessário que o usuário e um familiar (ou cuidador, mediante assinatura de termo de consentimento) concordem em abrir as portas de sua residência para a atenção à saúde oferecida pelas Equipes.

Atualmente, são quatro as EMADs da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo gerenciadas em parceria com a SPDM/PAIS: EMAD Vila Califórnia, EMAD Vila das Mercês, EMAD Vila Carrão e EMAD Jardim Grimaldi.

Obs.: No caso de usuários que necessitem de cuidados com menor frequência e menor necessidade de recursos de saúde, a prestação da assistência é de responsabilidade das equipes de atenção básica, incluindo equipes de Saúde da Família e Núcleos de Apoio à Saúde da Família, por meio de visitas regulares em domicílio.

Pular para o conteúdo