Hospital Irmã Dulce realiza capacitação sobre cuidados paliativos para os funcionários

Os colaboradores do Complexo Hospitalar Irmã Dulce, na Praia Grande, receberam uma capacitação sobre cuidados paliativos. Divididos em quatro turmas, os encontros aconteceram nos dias 19 e 20 de setembro. A capacitação tem como intuito aprimorar as habilidades da equipe em abordar os aspectos emocionais e psicossociais que envolvem o tratamento destes pacientes em tratamento.

De acordo com o Ministério da Saúde, os cuidados paliativos são os destinados a toda pessoa afetada por qualquer doença, aguda ou crônica, que ameace a vida. Eles devem ser iniciados a partir do diagnóstico de uma enfermidade, visando a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares.

“O cuidado paliativo é uma abordagem essencial na área da saúde, especialmente quando lidamos com pacientes que enfrentam doenças crônicas avançadas ou terminais. O Hospital Irmã Dulce compreende plenamente a necessidade de proporcionar atenção compassiva e abrangente a esses pacientes, e é por isso que estamos capacitando toda a equipe. Essa abordagem holística é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias.”

Apesar de as pessoas acreditarem que este seja um tratamento para quem está em fase terminal, os cuidados paliativos vão além e também podem ser oferecidos para tratar pessoas com enfermidades crônicas, visando trazer maior conforto e dignidade. O objetivo é promover um atendimento multiprofissional, com atenção às necessidades dos pacientes e de seus familiares.

“É muito importante falar de cuidados paliativos, porque, muitas vezes, as pessoas entendem de uma forma errada. Creem que é só para paciente terminal, mas essa não é a verdade. Independentemente do tempo de vida da pessoa, existe ali um tratamento muito importante, que é psicológico, físico e espiritual, com foco na pessoa e não apenas na doença”, diz a palestrante da capacitação, a médica Flavia Lotto, especialista em cuidados paliativos pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANPC).

Os profissionais do Complexo Hospitalar Irmã Dulce também aproveitaram a oportunidade para apresentar o Plano Institucional de Humanização – CHID 2023, e compartilhar as experiências desenvolvidas na área dos cuidados paliativos.

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

SaúdeCast

Publicações

Relacionados

Acessar o conteúdo