19 de janeiro: Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional

A data reconhece a atuação dos terapeutas ocupacionais e as suas contribuições para a autonomia e qualidade de vida dos pacientes

Celebrado em 19 de janeiro, o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional destaca a importância desses profissionais na área da saúde, que promovem inclusão e qualidade de vida para diversos pacientes. A terapia ocupacional utiliza atividades do cotidiano como ferramentas terapêuticas para auxiliar no desenvolvimento, na recuperação ou na manutenção de habilidades físicas, cognitivas e sensoriais, favorecendo as funções motoras no dia a dia.

“O terapeuta ocupacional é fundamental para ampliar a funcionalidade do paciente no dia a dia. Este profissional trabalha as habilidades motoras, cognitivas e sensoriais, adapta tarefas e orienta o uso de recursos que facilitam a rotina, sempre buscando mais autonomia e participação nas atividades importantes para cada pessoa”, destaca Nathalia Borloni Silva, gerente de reabilitação do Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos.

Em equipes multiprofissionais, esses profissionais exercem papel fundamental tanto na reabilitação quanto na prevenção, ao elaborar programas que ajudam a evitar complicações futuras, especialmente em grupos mais vulneráveis. Sua atuação é ainda mais relevante diante do envelhecimento da população e do aumento das condições crônicas de saúde.

Em uma equipe multidisciplinar, esses profissionais são indispensáveis, pois, além de facilitarem a reabilitação, os terapeutas ocupacionais também têm um papel preventivo, elaborando programas que ajudam a evitar lesões e complicações futuras, promovendo a qualidade de vida de grupos vulneráveis. A atuação desses profissionais se torna relevante em um cenário em que o envelhecimento populacional e as condições crônicas de saúde são cada vez mais prevalentes.

“Na nossa unidade, o terapeuta ocupacional avalia o desempenho funcional do paciente e desenvolve estratégias para facilitar suas atividades diárias. Ele realiza treino de atividades da vida diária (AVD’s), adaptações, orientações a familiares e atua de forma integrada com a equipe para promover segurança, autonomia possível e qualidade de vida”, conclui Nathalia Borloni Silva.

O Centro de Reabilitação Lucy Montoro é referência no atendimento a pessoas com deficiências físicas, oferecendo reabilitação especializada e humanizada por meio de equipes multiprofissionais. A unidade de São José dos Campos integra a Rede Lucy Montoro do Governo do Estado de São Paulo e tem como missão promover funcionalidade, autonomia e inclusão social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares.

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

SaúdeCast

Publicações

Relacionados

Acessar o conteúdo