O Instituto Paulista de Estudos e Pesquisas em Oftalmologia – IPEPO ou Instituto da Visão, é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, fundada em 1990 por docentes do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP.
Desde esta época, o IPEPO presta serviços médicos por meio de diagnósticos, tratamentos clínicos e cirúrgicos em projetos assistenciais e didáticos com a missão de promover, de modo sustentável e inovador, a gestão de recursos, apoiando o ensino, pesquisa e assistência oftalmológica.
Com recursos provenientes de operadoras de saúde, protocolos científicos, parcerias, doações e Contratos ou Convênios com o SUS e Secretaria Municipal e Estadual de Saúde, o IPEPO continua concretizando os anseios de melhoria e desenvolvimento da medicina para todos, tanto na área de assistência quanto nas atividades de ensino e pesquisa, além de desenvolver amplo programa de Oftalmologia Preventiva e Social, ajudando na formação de Recursos Humanos aplicáveis aos cuidados com a saúde ocular e Projetos de Assistência.
Parcerias com entidades públicas e privadas têm sido muito importantes para a realização dos projetos à população carente de serviço de saúde oftalmológico. Outra atividade prioritária é a formação e inserção dentro dos Programas de Saúde Comunitários e Médicos de Família, treinando estes profissionais nos aspectos básicos de atendimento primário ocular e, formando técnicos de nível médio e superior que possam ajudar no atendimento do SUS.
REGISTROS, CERTIFICADOS E QUALIFICAÇÕES
O Instituto da Visão possui diversos registros, certificados e qualificações de reconhecimento público na área de assitência oftalmológica aos pacientes do Sistema Único de Saúde em âmbito municipal, estadual e federal.
Registros, Certificados e Qualificações:
- CNAS – Conselho Nacional de Assistência Social
- CEBAS – Cadastro de Entidades Beneficentes de Assistência Social
- CNES – Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde
- COMAS – Conselho Municipal de Assistência Social
- Qualificação como Organização Social de Saúde pela Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo
- Certificado de Utilidade Pública Federal
- Certificado de Utilidade Pública Estadual
- Certificado de Utilidade Pública Municipal
- Registro na Coodenação de Vigilância Sanitária da Prefeitura do Município de São Paulo
