AME Maria Zélia realiza fototerapia em pacientes com doenças de pele

No dia 01 de agosto é celebrado o dia Nacional do Portador de Vitiligo que tem como principal objetivo aumentar a conscientização, educar e combater o preconceito a respeito da doença.

O AME Maria Zélia, unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada pela Associação Paulista de Medicina (SPDM) oferece aos pacientes que passam por tratamento na unidade o procedimento de fototerapia uma modalidade terapêutica com luzes artificiais que podem estimular ou inibir a atividade celular.

O tratamento é realizado pela equipe de dermatologia em uma cabine especial equipada com lâmpadas fluorescentes que emitem luz ultravioleta de forma controlada. A luz direcionada para as áreas afetadas é capaz de interromper a superprodução de células e de suprimir o sistema imunológico, reduzindo a inflamação, a coceira e até clareando a pele de quem tem psoríase ou vitiligo, por exemplo.

“Estima-se que os sintomas melhorem visivelmente ou desapareçam completamente por um tempo em 50% a 90% das pessoas que fazem o tratamento. No entanto, a pele de cada pessoa reage à fototerapia de maneira diferente, tanto em relação à melhora dos sintomas quanto na duração desses benefícios”, afirma a diretora da unidade, Dra. Cristianne Eserian Santa.

De julho de 2009 a maio de 2023, 48.277 sessões de foram realizadas no AME Maria Zélia. A fototerapia, em associação com outros medicamentos contribui para o rápido controle das doenças de pele com doses menores de remédios, além de auxiliar na qualidade de vida dos pacientes, sobretudo do ponto de vista psicossocial.

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

SaúdeCast

Publicações

Relacionados

Acessar o conteúdo