AMEs Idoso de São Paulo promovem atividades especiais de conscientização do Alzheimer

Artista plástico Neil Kerman leva oficina do projeto “Arte de Amar” para pacientes das unidades
|idosos 17092019

O dia 21 de setembro marca o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, que é a forma mais comum de demência. Estima-se algo em torno de 47 milhões de pessoas com Alzheimer no mundo. No Brasil, há mais de 1,2 milhão de pessoas com a doença.

Ao longo do mês de setembro, os Ambulatórios Médicos de Especialidades do Idoso Sudeste (AMEIS) e Oeste (AMEIO), unidades da Secretaria de Estado da Saúde geridas em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, estarão promovendo atividades especiais para pacientes e colaboradores.

O AMEIS planejou atividades culturais dentro e fora das instalações da unidade, tirando o foco das perdas ocasionadas pela doença e transferindo para as possibilidades de melhora da qualidade de vida.

“A proposta é direcionar as percepções e as atitudes para as experiências de vida possíveis em presença de comprometimentos cognitivos da Doença de Alzheimer e conscientizar sobre o reconhecimento da doença, enfrentando os preconceitos e promovendo inclusão social”, afirma Marcia Maiumi Fukujima, diretora técnica do AME Idoso Sudeste.

O artista plástico Neil Kerman leva para as unidades a oficina “Arte de Amar”, com os voluntários do Centro Mishcan Menachem. O projeto tem o intuito de oferecer benefícios em busca do resgate e dignidade e a inclusão social de pessoas com deficiências senis e Alzheimer. Unindo arte e bem-estar, leva aos idosos a possibilidade de desenvolver e manusear a técnica ensinada pelo artista, por meio da mistura de cores e movimento, estimulando o cérebro e causando sensação de alegria. Os pacientes terão a percepção de criar sua própria arte de uma forma inusitada. A oficina acontece no dia 20 no AME Idoso Sudeste e no dia 23 no AME Idoso Oeste.

idosos 17092019

Além disso, as unidades vão promover ainda atividades de dança sênior com ênfase em memória, musicoterapia, atividades físicas, exibição de filme e palestras. Nos dias 9 e 11 de setembro, o AMEIS levou pacientes para uma visita ao Museu Lasar Segall, onde, além de conhecerem o museu, eles puderam participar de um ateliê de artes. As atividades de dança memória e musicoterapia na unidade tiveram início no dia 6 de setembro.

Para os colaboradores, o AMEIS irá realizar cines debate com a exibição de partes do filme Alzheimer na Periferia, com debate conduzido por assistentes sociais. Já o AMEIO irá promover palestras com o geriatra e diretor clínico da unidade, Marcelo Cruz.

Confira a programação completa:

AME Idoso Sudeste

Conscientização e Prevenção da Doença de Alzheimer: atividades físicas dirigidas pelo profissional de educação física, com foco em orientação sobre a importância da atividade física na prevenção da Doença de Alzheimer.
Datas: 9/09 a 27/09

Cine Debate para colaboradores
Datas: 18/09 – 12h às 13h | 13h às 14h | 17h às 18h

“O Cinema do Tempo do Vovô”
Data: 19/09 – 10h às 11h30

Oficina do projeto “Arte de Amar”
Data: 20/09 – 10h às 11h30

Musicoterapia
Datas: 20/09 – 14h30 às 16h
27/09 – 14h30 às 16h

Dança Memória
Datas: 27/09 – 10h30 às 12h

AME Idoso Oeste

Cine Pipoca
Data: 18/09 – 10h às 12h

Palestra sobre Alzheimer para colaboradores
Data: 18/09 – 10h às 12h e 14h às 16h

Café Memória
Data: 20/09 – 14h às 17h

Oficina do projeto “Arte de Amar”
Data: 23/09 – 14h30 às 16h30

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

SaúdeCast

Publicações

Relacionados

Acessar o conteúdo