CEIs administrados pela SPDM realizam iniciativas para combater a obesidade infantil

Os fatores de risco precoces para o desenvolvimento de obesidade na faixa etária pediátrica podem estar presentes desde o início da vida e produzem grande impacto na saúde infantil. O consumo de alimentos processados, bebidas açucaradas, tamanho exagerados das porções e o sedentarismo são itens relacionados ao ambiente obesogênico a que crianças e adolescentes estão expostos atualmente.

Segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2023, uma em cada três crianças estará acima do peso no país, até 2035. Estima-se que, em 12 anos, cerca de 23% das meninas e 33% dos meninos serão obesos no Brasil. Até 2020, 12,5% das meninas e 18% dos meninos estavam nessa condição.

Com o intuito de alertar a população sobre os riscos e cuidados necessários para evitar este grave problema, 3 de junho foi comemorado o Dia da Conscientização contra a Obesidade Infantil. Confira abaixo algumas das ações que acontecem diariamente nos 11 Centros de Educação infantil (CEIs) geridos pela SPDM para aproximar os pequenos da alimentação saudável:

Passeio na feira

O passeio na feira livre possibilita aos bebês e crianças que se familiarizem com o ambiente da feira e explorem diversos alimentos naturais.

Horta

A horta estimula o gosto pela alimentação saudável, ajudando os pequenos a identificarem os alimentos que fazem bem para a saúde. A iniciativa de cultivar um espaço para as plantações incentiva, ainda, a criança a respeitar a natureza através do reconhecimento de suas diversas formas, cores, cheiros e sabores.

Piquenique

Nas unidades as crianças realizam piquenique, onde podem brincar e explorar os espaços enquanto experimentam diversas frutas. A brincadeira proporciona a autonomia alimentar e interação entre as crianças e a natureza.

“Nossa preocupação vai desde a aquisição, até a manipulação e preparo dos alimentos. Oferecemos no cardápio uma grande variedade de frutas in natura, hortaliças e legumes. Montamos sempre refeições bem coloridas, organizadas de acordo com cada idade”, diz a gerente das CEI’s de São Paulo, Mara Muller.

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

SaúdeCast

Publicações

Relacionados

Acessar o conteúdo