Dezembro Laranja alerta para o câncer de pele

|

O último mês do ano é também um período de atenção para as pessoas que vão aproveitar o verão e as altas temperaturas debaixo de muito sol. Para combater o câncer de pele, foi criada a campanha Dezembro Laranja, que tem como objetivo alertar a população sobre esse tumor, considerado o de maior incidência no Brasil.

Um dos principais motivos para que o câncer de pele apareça é a exposição excessiva ao sol, sem proteção. Até mesmo o bronzeamento artificial, prática bastante utilizada por pessoas que não tem tempo para ir à praia ou clube, também oferece alto risco de desenvolvimento de câncer de pele. Isso porque tal prática emite altos níveis de UVA, a radiação ultravioleta, de maior risco.

“Quanto antes a pessoa diagnosticar o câncer de pele, maior a chance ela tem de cura. Por isso, logo na primeira ferida que aparece na pele, independente do tamanho ou da dor, é importante procurar um especialista para saber do que se trata. Aquela casquinha da pele que você coça e não sai, pode ser um grande problema no futuro”, alerta o Prof. Dr. Mauro Enokihara, do Departamento de Dermatologia da Unifesp e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Prevenção

As maneiras que devem ser adotadas para evitar o câncer de pele são:

  • Evitar exposição excessiva à radiação solar, composta pelos raios UVB (responsável pela queimadura avermelhada da pele) e UVA (ultravioleta), principalmente entre 10h e 16h.
  • Utilizar protetor solar diariamente (pessoas com tatuagem precisam redobrar os cuidados).
  • Uso de filtro solar, boné, chapéu em locais de forte irradiação solar.
  • Acompanhamento anual e periódico com um dermatologista.

O Prof, Enokihara conclui: “É importante lembrar que não só as pessoas que passam férias nas praias correm riscos. O trabalhador da construção civil, os ajudantes, o agricultor, todas as pessoas que estão expostas ao sol, correm esse risco”

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

SaúdeCast

Publicações

Relacionados

Acessar o conteúdo