O mês de fevereiro é dedicado às campanhas de conscientização sobre a leucemia, doença que pode ser curada por meio de tratamentos e transplantes de medula óssea. A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, por meio da rede de unidades de saúde que gerencia, presta diversos serviços de saúde especializados relacionados a essa comorbidade e atende pacientes em diferentes estágios da doença.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) administradas pela instituição, por exemplo, têm uma atuação fundamental para o diagnóstico precoce, pois, além de promoverem campanhas de prevenção e orientação sobre a doença, ofertam consultas com médicos da família que avaliam e encaminham os pacientes para avaliação com profissionais especializados.
Já alguns dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) administrados pela SPDM contam com médicos especialistas que são os responsáveis por investigar de forma mais aprofundada os casos suspeitos encaminhados pela atenção primária. Os AMEs também ofertam os exames laboratoriais necessários para a confirmação ou possível indicação da doença.
Nos hospitais de alta e média complexidade administrados pela instituição, os pacientes são atendidos por equipes de oncologia, formadas por colaboradores de diversas especialidades, como médicos, psicólogos e enfermeiros, por exemplo. Além disso, esses hospitais realizam transplante de medula óssea e ofertam os tratamentos de quimioterapia e radioterapia para que a doença seja curada.
Durante o mês de fevereiro, as unidades gerenciadas pela SPDM irão promover diversas atividades, como rodas de conversa e palestras com os colaboradores, além de momentos de beleza e autocuidado com as pacientes que estão em tratamento. A disseminação de informações sobre a doença é fundamental para que os casos sejam identificados precocemente.