O Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) das UBS Reunidas I e UBS Iguaçu, gerenciadas pela SPDM/PAIS – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina / Programa de Atenção Integral à Saúde, elaborou uma ação especial que levou sensibilidade, informação e cuidado para as gestantes da Casa do Parto de Sapopemba. A atividade propôs uma roda de conversa sobre mudanças climáticas e uma oficina lúdica de bordado em folhas, uma técnica artesanal que utiliza folhas da “falsa seringueira”, que são resistentes o suficiente para receberem pontos de costura criativos e delicados.
Durante o encontro, algumas participantes bordaram os nomes de seus bebês nas folhas, em um momento de acolhimento e conexão não apenas com a maternidade, mas também com o meio ambiente. A proposta mostrou que temas como as mudanças climáticas podem ser tratados de forma acessível e afetiva, incentivando a reflexão sobre a importância do meio ambiente e mostrando a relação direta entre natureza e saúde.
“Estar na Casa do Parto foi como um sonho realizado! É um lugar tranquilo, onde a mulher se sente acolhida e valorizada. É incrível ver que o cuidado vai além do bebê e envolve também o nosso bem-estar e o ambiente que nos cerca”, relata a Agente de Promoção Ambiental (APA), Stephanie Desiree.
No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), ações como essa fortalecem a promoção da saúde integral, demonstrando que cuidar do planeta é também cuidar das pessoas. A poluição, o clima e a degradação ambiental impactam diretamente na qualidade de vida e em casos de doenças respiratórias e cardiovasculares, entre outras. Por isso, iniciativas educativas e criativas nas unidades de saúde são fundamentais para sensibilizar e mobilizar a comunidade.
Fonte: SPDM/PAIS
https://www.spdmpais.org.br/Noticia/CarregaModelo?idNoticia=970