Grupo de cuidados paliativos humaniza atendimento no Hospital Municipal de São José dos Campos

Atendimento multidisciplinar proporciona mais qualidade de vida aos pacientes e também se estende aos familiares

Desde 2012, o Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, administrado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), conta com uma equipe de cuidados paliativos, que nasceu diante da necessidade de humanizar o atendimento e proporcionar mais qualidade de vida à pacientes com doenças graves e/ou em processo de terminalidade. Surgiu então o AMÃE (Atendimento Multidisciplinar para Acolhimento Especial), que conta com profissionais de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, psicologia, serviço social, terapia ocupacional e apoio espiritual.

O objetivo do acompanhamento é proporcionar atenção intensiva, qualificada e diferenciada, diminuindo fatores que tragam sofrimento aos familiares e aos pacientes, tanto os que são portadores  de doenças graves que ameaçam a vida, como os pacientes com sequelas de acidentes vasculares encefálicos (derrames) ou portadores de síndromes demenciais.

Assim, o AMÃE atua:

  • Abrindo a possibilidade de diálogo.
  • Facilitando as despedidas.
  • Humanizando o atendimento no ambiente hospitalar.
  • Acolhendo pacientes e familiares.
  • Trabalhando a atenção multidisciplinar.
  • Auxiliando a quebra do tabu sobre a morte.
  • Fortalecendo o vínculo dos pacientes e dos familiares com a instituição.
  • Diminuindo o sofrimento do profissional de saúde que acompanha diariamente o paciente terminal.

 

“Primeiro, todos os esforços são empreendidos para curar o paciente. Quando a cura não é mais possível, a equipe suspende tratamentos invasivos e dolorosos, que passam a ser desnecessários, para ampliar os cuidados com a família e com o luto. É aí que o trabalho da AMÃE começa”, explica Susana Miyahira, coordenadora médica do grupo.

Desde que começou a funcionar, foram realizadas 341 avaliações e, aproximadamente, 1.271 familiares e amigos participaram das reuniões. Após cada reunião, é deixado um formulário de avaliação aos participantes, tanto pacientes quanto familiares, com o objetivo de avaliar e aprimorar o atendimento. Os comentários recebidos pela equipe são extremamente positivos e mostram como o grupo torna-se uma parte importante do tratamento.

O AMÃE visa o atendimento de forma diferenciada e individualizada, tendo como princípio fundamental a humanização e buscando atender, dentro das possibilidades, as vontades dos pacientes e familiares em um momento tão difícil.

 

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

SaúdeCast

Publicações

Relacionados

Acessar o conteúdo