Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2050, cerca de 30% dos brasileiros terão 60 anos ou mais. Essa crescente na expectativa de vida dos cidadãos faz com que as especialidades de saúde ligadas aos idosos tenham cada vez mais importância e destaque. A partir dessa reflexão, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Idoso Oeste promoveu o 1° Simpósio Farmacêutico: Cuidado Farmacêutico ao idoso em nível ambulatorial.
A programação que ocorreu nesta quarta-feira (25/09) pela manhã, no próprio ambulatório contou com discussões sobre os diversos temas que envolvem os cuidados farmacêuticos de pacientes idosos, como as modificações no metabolismo, na absorção e na excreção de medicamentos, o uso de múltiplos medicamentos e o risco de interações medicamentosas e efeitos adversos.
As palestras foram ministradas pelos colaboradores que atuam na unidade e algumas das temáticas abordadas foram “Medicamentos utilizados na incontinência urinária do idoso”, “Triagem farmacêutica nos programas de saúde”, “Atividade física: meio não farmacológico para um envelhecimento ativo e saudável” e “Importância da terapia Ocupacional na adesão ao tratamento medicamentoso”.
O 1° Simpósio Farmacêutico: Cuidado Farmacêutico ao idoso em nível ambulatorial é de extrema importância devido às características fisiológicas e às múltiplas comorbidades que acometem os idosos, sendo assim o uso de medicamentos se torna mais complexo. O principal objetivo do evento é tornar os profissionais da rede pública mais capacitados para atender esse tipo de demanda.
AME Idoso Oeste
Localizado em São Paulo, no bairro da Lapa, na Rua Roma, 466, o AME Idoso Oeste oferece atendimento especializado para pessoas da terceira idade por meio de encaminhamento realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).