O AME Idoso Sudeste, em parceria com a Faculdade Paulista de Ciências da Saúde (FPCS), realizou hoje (2) a aula inaugural do curso de extensão em Linha de Cuidado da Pessoa com Demência. O curso é semipresencial, com duração de um semestre e carga horária de 60 horas. Cerca de 104 alunos estão inscritos.
Destinado a profissionais de diversas áreas como medicina, fisioterapia, terapia ocupacional, educação física, psicologia, farmácia, odontologia e serviço social, o curso visa proporcionar uma capacitação completa e especializada no cuidado de pessoas com a doença. Sob a coordenação da Dra. Marcia Maiumi Fukujima e da Dra. Bibiana Marie Povinelli, o programa busca promover a excelência no atendimento e na gestão do cuidado a este público.
“Os alunos do curso terão a oportunidade de se atualizarem e aprimorarem suas habilidades, proporcionando uma melhor qualidade de vida e bem-estar para estes pacientes. Ao final da capacitação, os profissionais estarão ainda mais preparados para lidar com os desafios no cuidado de pessoas com demência, oferecendo um cuidado mais humanizado e eficaz”, afirma Dra. Maiumi Fukujima, Diretora Técnica do AME Idoso Sudeste.
A demência exige um cuidado integral e multidisciplinar com abordagem de aspectos clínicos, emocionais e sociais dos pacientes. Ao promover a troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais, o curso visa fortalecer as equipes de saúde e melhorar ainda mais o suporte aos idosos, seus familiares e cuidadores.
AME Idoso Sudeste
O AME Idoso Sudeste é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) dedicada ao cuidado e à saúde da pessoa idosa, oferecendo atendimento assistencial multiprofissional, interdisciplinar e especializado para a população com idade igual ou superior a 60 anos. São oferecidas, ainda, atividades de convivência para atender às necessidades de um envelhecimento saudável e digno.