A saúde mental em São Paulo ganha um reforço com a entrega das novas instalações do Caps Adulto II Aricanduva, unidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) gerenciada pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Localizada agora na Praça Santo Atanásio, 90, na Vila Formosa, a unidade passa a operar com um espaço mais amplo, moderno e acessível, elevando a qualidade do atendimento oferecido à população que precisa de cuidados de saúde mental.
Conforme a secretária executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância Sanitária (Seabevs), Sandra Sabino, a ideia é renovar e modernizar todas as instalações das unidades de saúde. “Isso tudo para melhorar a qualidade do nosso atendimento. É importante dizer o quanto a Prefeitura e a SMS juntas estão conseguindo ampliar a rede”, afirma.
Com a mudança para o novo endereço, a estrutura do Caps cresceu de 497 m² para 600 m², contando com 24 salas distribuídas entre recepção, consultórios, espaços para grupos terapêuticos, farmácia, enfermagem, área administrativa, copa, cozinha para oficinas, além de espaços dedicados ao acolhimento e à administração de medicação.
A equipe também foi ampliada, que passou de 30 para 35 profissionais, que agora conta com novos auxiliares de enfermagem, um profissional de educação física, um psicólogo, um assistente social e dois técnicos com carga horária ampliada. Essa reestruturação representa um crescimento de 16,7% na força de trabalho da unidade, o que reflete diretamente na capacidade de atendimento e qualidade do cuidado oferecido.
“O Ministério da Saúde exige um Caps para cada 200 mil pessoas. São Paulo oferece um para cada 116 mil pessoas”, explica o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, sobre a ampliação ser um demonstrativo da importância que a Prefeitura dá para a saúde mental na cidade de São Paulo.
Com 373 pacientes ativos e média de 230 atendimentos mensais, a unidade passa agora a oferecer também novas atividades terapêuticas em grupo – como dança, caminhada, fotografia e futebol – reforçando o modelo de atenção psicossocial que valoriza a escuta, o vínculo e a reinserção social.
O Caps Adulto II Aricanduva é responsável pela gestão de três Serviços Residenciais Terapêuticos: SRT I Aricanduva, SRT II Aricanduva, SRT III Aricanduva. E também realiza visitas domiciliares aos pacientes sempre que necessário, garantindo a continuidade e o cuidado no atendimento de pacientes que necessitam de atenção em saúde mental.
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo
https://capital.sp.gov.br/web/saude/w/prefeitura-entrega-novas-instala%C3%A7%C3%B5es-do-caps-adulto-ii-aricanduva