Mais de 600 bebês e crianças atendidos pelos Centros de Educação Infantil (CEIs) Nova Luz, Mundo Infantil, Ibirapuera e Pequenos Construtores, gerenciados pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, e vinculados à Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo, estão sendo beneficiados pelo projeto “Alimentação Orgânica e Sustentabilidade”. A iniciativa, implantada em 2024, vai além da oferta de alimentos saudáveis, promovendo consciência ambiental, práticas sustentáveis e conexão direta dos bebês e crianças com a natureza.
“O trabalho vai além da compra de produtos orgânicos. Os CEIs utilizam receitas e preparos usando a integralidade dos alimentos. Já as crianças também fazem plantio na horta das creches, cuidam, regam e colhem”, declara Mara Muller, a gerente das 11 CEIs gerenciadas pela SPSM.
Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o projeto incentiva a aquisição de produtos orgânicos e o uso integral dos alimentos no preparo das refeições servidas nas unidades. As crianças participam ativamente de todo o processo, com hortas eles plantam, regam e colhem. E também visitam os locais que fornecem alimentos orgânicos para as creches, fortalecendo o vínculo com o meio ambiente e aprendendo desde cedo sobre sustentabilidade.
O CEI Nova Luz foi pioneiro na iniciativa, oferecendo, desde novembro de 2024, uma alimentação 100% orgânica, composta por frutas, verduras, legumes, hortaliças e ovos. Em fevereiro de 2025, os CEIs Mundo Infantil e Pequenos Construtores também aderiram ao modelo, ampliando o projeto nas unidades gerenciadas pela SPDM. O CEI Ibirapuera também participa com ações pedagógicas e hortas educativas.
Com ações concretas e participação ativa dos bebês, crianças e toda a comunidade escolar, o projeto reafirma o papel da educação infantil como base para a formação de cidadãos conscientes, saudáveis e comprometidos com um futuro mais sustentável.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/noticias/alimentacao-organica-beneficia-criancas-de-ceis-da-dre-ipiranga/