O Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) Heliópolis, unidade da Secretaria Municipal de Saúde administrada pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS), promove todas as segundas-feiras, das 9h30 às 12h, a Oficina de Culinária Comida com Afeto.
“A Oficina de Culinária é potente em diversos sentidos e contribui para ampliar o empoderamento e o poder de contratualidade dos usuários, podendo fomentar uma possibilidade de geração de renda e trabalho”, afirma a terapeuta ocupacional Michelle Fukumitsu, que é facilitadora do grupo.
O grupo busca fomentar o protagonismo e a autonomia dos participantes por meio da culinária, abordando temas como história de vida, memórias afetivas, subjetividade, cultura, saúde, autoimagem, higiene e relações interpessoais. A oficina oferece um ambiente acolhedor onde cada participante pode compartilhar suas experiências, origens e tradições, ampliando seu repertório e fortalecendo vínculos comunitários.
A paciente Maria Cecília Amaral ressalta a importância afetiva do grupo que o grupo tem em seu dia a dia, “aprendi a fazer muitas receitas como bolos e tortas. É muito bom participar, porque lembro da minha mãe e da minha avó, e das receitas que elas faziam para mim quando eu era criança.”
A oficina é voltada para usuários ativos do CECCO Heliópolis que desejem participar de forma colaborativa e afetiva, descobrindo ou redescobrindo suas habilidades e histórias através da culinária. O grupo é uma vivência que transforma ingredientes em memórias, receitas em encontros e pratos em potentes ferramentas de cuidado.
Fonte: SPDM/PAIS
https://www.spdmpais.org.br/Noticia/CarregaModelo?idNoticia=891