No último dia 17 de setembro, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos (CRLM-SJC), gerenciado pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, celebrou 14 anos de atuação como referência em reabilitação física na região do Vale do Paraíba. Para marcar essa data significativa, a unidade preparou uma programação especial aberta a pacientes, familiares e colaboradores, com momentos de emoção, arte e confraternização.
“Cada conquista de um paciente é também a vitória de sua família e de toda a nossa equipe. É isso que dá sentido à nossa missão”, ressalta a Diretora Técnica da unidade, Dra. Maria Angélica Ratier.
A comemoração contou com a Exposição da Oficina dos Pacientes, com trabalhos desenvolvidos durante as atividades terapêuticas, incluindo quadros, bordados, caixas decoradas, vasos, bonecas e panos de prato. Também teve a apresentação do coral “Eco da Superação”, formado por pacientes da unidade, além da realização do Dia da Família, em que cada colaborador pode receber até três familiares para conhecer de perto o trabalho realizado na unidade.
A programação teve início às 11h, com a abertura da exposição, seguida por uma mensagem da diretora técnica da unidade, Dra. Maria Angélica Ratier, e a apresentação do coral. Às 13h30, todos se reuniram para o tradicional parabéns e corte do bolo de aniversário, encerrando com uma confraternização entre todos os presentes.
“Que este aniversário seja mais uma oportunidade de reconhecer a excelência, o carinho e o compromisso de cada profissional que contribui para que o Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos seja referência em reabilitação para toda a região. Parabéns e sucesso a todos”, declara a Dra. Ana Carolina Nardi, Diretora Técnica do Grupo de Gestão de Serviços de Apoio da Coordenadoria de Gestão de Contratos de Serviços de Saúde (CGCSS) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES).
Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos (CRLM-SJC)
Inaugurado em 17 de setembro de 2011, o CRLM-SJC é referência para os 39 municípios do Departamento Regional de Saúde XVII – DRS Taubaté. Em 14 anos de história, mais de 7 mil pessoas já foram atendidas pela unidade, que ultrapassou a marca de 57.600 consultas médicas e 473.400 consultas não médicas, além da entrega de mais de 17 mil tecnologias assistivas, como cadeiras de rodas, órteses e próteses.
A proposta do centro é promover a autonomia, funcionalidade e qualidade de vida das pessoas com deficiência física, com foco em pacientes com lesões medulares, amputações, paralisia cerebral, traumatismos cranioencefálicos e outras condições que afetam a mobilidade. O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional especializada em reabilitação, formada por médicos, fisiatras e acupunturistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, educadores físicos e enfermeiros.














