O HUB de cuidados em Crack e Outras Drogas e a Unidade Recomeço Helvétia, equipamentos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo gerenciados pela SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, foram visitados pela delegação catarinense da Força-Tarefa de Defesa, Orientação e Apoio a Pessoas em Situação de Rua na última semana do mês de novembro.
“Durante a visita pudemos explicar como funcionam nossos serviços para dependentes químicos, apresentamos os fluxos, as melhorias realizadas ao longo do funcionamento das unidades e as políticas públicas necessárias para acolher e oferecer atendimento de qualidade aos pacientes”, afirma Dr. Quirino Cordeiro, diretor do HUB de cuidados em Crack e Outras Drogas.
Localizado próximo a algumas Cenas Abertas de Uso de substâncias químicas, no centro da cidade de São Paulo, o Hub serve como porta de entrada de urgência e emergência para pessoas que apresentam quadros agudos de dependência química, atendendo prioritariamente usuários das cenas abertas. Os pacientes são avaliados na unidade e encaminhados para Hospitais Gerais, Comunidades Terapêuticas, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros serviços, conforme o quadro clínico apresentado na entrevista e histórico de uso.
Já a Unidade Recomeço Helvétia divide suas ações em três eixos: o Centro de Convivência, que oferece atividades recreativas, educativas e de autocuidado; a Enfermaria de Desintoxicação, que atende pacientes que necessitam de acompanhamento médico e multidisciplinar intensivo e as Moradias Monitoradas, que têm como objetivo principal garantir a proteção integral para dependentes químicos em recuperação, que possuam algum grau de independência para as atividades da vida diária.
A comitiva incluiu nomes como Maryanne Mattos, vice-prefeita eleita de Florianópolis, e Estevão Ribeiro, coordenador de habitação de interesse social. Outros participantes são o comandante da Guarda Municipal, Andrey Vieira, o promotor Daniel Paladino (MPSC) e o delegado Wanderley Redondo (PCSC).









