A comemoração do Dia da Família foi marcada por momentos de muito afeto e diversão nos Centros de Educação Infantil (CEIs) administrados pela SPDM. O dia foi repleto de momentos de integração entre crianças, famílias e educadores. Foi explorada, ainda, a diversidade de culturas, como a africana, boliviana, e indígena.
A programação foi repleta de atividades que celebram as diferentes nacionalidades dos alunos que frequentam os CEIs. As apresentações de dança da Tanzânia, com suas raízes africanas, e do Carimbó, uma expressão artística afro-indígena, animaram a todos os que estavam presente. Além disso, os participantes puderam saborear deliciosas comidas típicas de diversos países.
Foram realizadas, ainda, oficinas de instrumentos como: maraca, balangandã, kabulete e flauta. Além disso, a comemoração também contou com oficina de peteca, confecção de boneca Abayomi, aula de trança nagô, pintura facial de máscaras africanas, contação de histórias e oficina de turbantes e braceletes indígenas.
Os familiares ainda foram convidados a contar sobre as vivências e cultura dos países de origem. “Foi um dia muito especial de convivência, um momento de estreitar os laços entre comunidade e escola, pois a educação se constrói de forma coletiva”, destaca Mara Muller, gerente das CEIs de São Paulo.
A família é o primeiro e mais importante ambiente de aprendizagem para a criança. É o núcleo onde ela estabelece seus primeiros vínculos afetivos e sociais. Por isso, o evento reforçou a importância dos familiares na educação das crianças e proporcionou um ambiente de troca, aprendizado e afeto.









