Os pacientes do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Idoso Oeste, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), criaram um grupo de teatro amador com o intuito de praticar uma atividade nova na unidade.
“O teatro proporciona aos pacientes uma melhora cognitiva e um autoconhecimento tanto do corpo, quanto de quem eles são como humanos. A cultura faz com que eles pensem criticamente”, declara Dra. Adriana Bottoni, diretora do AME Idoso Oeste.
O grupo foi criado há dois anos tanto para que os idosos pudessem ter momentos de interação no próprio ambiente ambulatorial, quanto para promover diversos benefícios para a saúde física, mental e social dos pacientes. Os encontros ocorrem às segundas e quintas-feiras e contam com a participação de 10 pacientes em média.
“Eu estou realizando um sonho de criança aos 72 anos, que é participar do grupo de teatro. Me faz muito bem, estou ficando mais desinibida e me relacionando mais com as pessoas da terceira idade”, conta a paciente Marlene Petrini
Todos os textos são criados pelos próprios idosos, que buscam sempre produzir peças sobre temas relacionados às atividades de conscientização e educação sobre saúde e autoconhecimento produzidas no AMEIO. O tema “Dor total”, por exemplo, foi abordado a partir das dores físicas, emocionais e sociais na terceira idade e teve conexão com a semana de conscientização sobre dor realizada pelos profissionais da unidade. Os idosos também já apresentaram uma peça sobre “Uso seguro de medicamentos”, na qual compartilharam dicas de como separar os medicamentos por data e cores, por exemplo.
“Estou muito feliz em participar desse grupo de teatro porque ele está me ajudando muito. Ele me ajuda na parte física a caminhar melhor e a relaxar, e na parte mental, ele está me ajudando a conhecer o meu eu, que eu ainda não conhecia”, afirma a paciente Antônia Lopes.
O teatro na terceira idade auxilia os pacientes do AME a desenvolverem a memória, a concentração e a criatividade por meio dos textos que devem decorar. Além disso, as apresentações teatrais melhoram a coordenação motora e a flexibilidade dos idosos. A prática ainda é importante para que eles façam novas amizades e fortaleçam os laços com outras pessoas.









