O Dia do Médico é celebrado em 18 de outubro com o objetivo de reconhecer a dedicação dos profissionais que atendem nas diversas especialidades da medicina. Eles atuam tanto em serviços de urgência e emergência evitando falecimentos quanto em Unidades Básicas de Saúde (UBS) na prevenção de doenças e manutenção do bem-estar da sociedade.
“Em nome de toda Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina eu gostaria de agradecer os profissionais médicos que atuam em nossas unidades pela dedicação e empenho em oferecer atendimento público de qualidade aos pacientes”, afirma o Dr Ronaldo Laranjeira, médico e diretor-presidente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.
A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina também se destaca pelo incentivo à educação de médicos e profissionais de saúde desde 2018, quando fundou a Faculdade Paulista de Ciências da Saúde que oferece cursos de extensão, graduação e pós-graduação lato sensu nas áreas de Gestão Hospitalar e Sistemas Biomédicos.
“A história da SPDM começou a ser construída quando um grupo de médicos decidiu apoiar a criação do Hospital São Paulo, em 1940, com o intuito de proporcionar ensino à beira do leito para os alunos da EPM – Escola Paulista de Medicina. Somos desde sempre uma instituição que busca promover a qualidade da prática médica no país”, afirma Dr. Nacime Mansur, superintendente das Instituições Afiliadas da (SPDM) e do Hospital São Paulo.
Na Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) a atuação dos médicos em hospitais gerais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) é essencial para a prestação de serviços de saúde à população.
“É uma honra atuar em uma profissão tão essencial em nossa sociedade, sobretudo na saúde pública, na qual enfrentamos desafios únicos para garantir o acesso e a qualidade do atendimento à população. A todos os colegas médicos, minha admiração, respeito e gratidão pelo trabalho incansável e pelo compromisso com a vida de todos os pacientes atendidos nas unidades que gerenciamos pelo Brasil”, declara Dr. Mário Monteiro, médico e superintendente da SPDM/PAIS.