O Dia do Psiquiatra, celebrado em 13 de agosto, foi instituído no ano de 2006 para homenagear os profissionais médicos responsáveis por prestar assistência e acolher pacientes diagnosticados com transtornos mentais. A data também foi escolhida por coincidir com o dia de fundação da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, ao longo de sua história, desenvolveu expertise na prestação de atendimento público à pacientes psiquiátricos e por conta disso, passou a administrar a maior rede pública de psiquiatria do país, com serviços de saúde especializados como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Dra. Jandira Masur e o Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Os desafios atuais relacionados à prática da psiquiatria são inúmeros, confira abaixo alguns relatos dos colaboradores da SPDM sobre o tema.
“A psiquiatria ainda é uma das especialidades médicas mais clínicas que existe, pois lida com o sofrimento dos pacientes e família, conta com poucos exames e depende da sensibilidade e compaixão do profissional. Os psiquiatras são muito técnicos e buscam sempre apontar caminhos e condutas para lidar com seus pacientes”, afirma Dr. Ronaldo Laranjeira, psiquiatra especializado em dependência química e Diretor-Presidente da SPDM.
O Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas é uma unidade de saúde voltada para pacientes com dependência química, focada no atendimento de usuários de drogas da região central de São Paulo. A unidade também pode encaminhar pacientes para programas de desintoxicação, se necessário, e caso o paciente concorde, conforme a linha de atendimento definida pela equipe clínica.
“No HUB, o cuidado psiquiátrico é oferecido a pacientes que apresentam grande vulnerabilidade social, o que constitui um grande desafio para o serviço e também para todos os colaboradores envolvidos no tratamento dessas pessoas. Para fazer frente a isso, atuamos sempre buscando atender a todas as necessidades apresentadas pelos pacientes”, afirma o Dr. Quirino Cordeiro, diretor do HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas.
Já o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Dra. Jandira Masur é o único especializado em psiquiatria no estado e oferece tratamento integrado e personalizado para pacientes com transtornos mentais, incluindo depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia e transtornos de personalidade.
“Os psiquiatras que atuam no AME Psiquiatria carregam o propósito de oferecer atendimento público de excelência, apoiando pacientes e famílias na retomada das atividades, na reconstrução da dignidade e na realização de seus sonhos. Tenho orgulho de caminhar ao lado de profissionais que unem ciência, acolhimento e compromisso com a vida”, declara a Dra. Ariella Hasegawa, diretora do AME.
A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina reconhece a dedicação dos profissionais que atuam nos Hospitais, CAPS e demais serviços de saúde públicos gerenciados pela instituição e reafirma seu compromisso em prestar atendimentos de qualidade em saúde mental para a população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). Confira mais informações sobre os serviços na Revista Rede SPDM de Psiquiatria neste link: https://spdm.org.br/flip/revista-rede-spdm-de-psiquiatria-flip/









