Hoje (16) é celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose. A data foi instituída pela Lei n.º 12.629/2012 visando aumentar a conscientização sobre a doença e reduzir o número de casos diagnosticados tardiamente no país.
A Trombose Venosa Profunda (TVP) é uma doença que ocorre quando a coagulação dos vasos sanguíneos atinge um local específico do corpo ou acontece em um momento considerado inadequado e causa sintomas como inchaço, roxidão e a dor localizada. Dados do Ministério da Saúde indicam que a Trombose atinge cerca de 2 mil pessoas por ano.
Em muitos casos, o diagnóstico tardio da doença pode causar complicações mais graves aos pacientes, podendo até causar a morte quando um coágulo atinge o pulmão e obstrui artérias essenciais para a respiração.
A doença ocorre com mais frequência em pessoas que têm predisposição, como aquelas que utilizam anticoncepcionais ou que estão em tratamento hormonal. Além disso, pacientes com insuficiência cardíaca, tumores malignos e obesidade têm mais chances de desenvolver trombose.
Alguns cuidados podem ser tomados para que a doença não se manifeste, como, por exemplo, evitar ficar muito tempo sentado ou cruzar as pernas, pois essas ações impedem que o sangue circule corretamente. Praticar exercícios físicos regularmente, se hidratar corretamente também auxiliam na prevenção da trombose, pois a água torna o sangue mais fluido.









