A enfermeira Elizabeth Akemi Nishio, coordenadora do núcleo corporativo de enfermagem das Instituições Afiliadas da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), recebeu o Prêmio Anna Nery, considerado a maior honraria da categoria de enfermagem no Brasil durante o 26.º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que foi realizado neste mês, em Recife (PE).
A colaboradora foi indicada pelo Conselheiro Federal Dr. James Francisco Pedro dos Santos com aprovação do Plenário do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) para receber a premiação tanto por sua trajetória quanto por suas contribuições para o progresso e aperfeiçoamento da prática da enfermagem em todo território nacional.
“É um orgulho receber este reconhecimento após 48 anos me dedicando a essa profissão. O trabalho da enfermagem é coletivo, por isso gostaria de agradecer os profissionais que trabalharam e trabalham comigo durante minha jornada, e de compartilhar este prêmio com todos os os colaboradores da SPDM”, afirma Elizabeth Akemi, coordenadora do núcleo corporativo de enfermagem das Instituições Afiliadas da SPDM.
Na Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), Elizabeth Akemi foi a responsável por implementar, no ano de 1998, o Modelo de Gestão do Serviço de Enfermagem nas Instituições Afiliadas que preconiza uma série de ações e práticas que envolvem desde o planejamento e organização da equipe até questões ligadas à segurança dos pacientes, entre outras, por exemplo.
Esse modelo de gestão é utilizado até os dias atuais nos hospitais de alta complexidade, nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e demais instituições de saúde administradas pela Associação Paulista da Medicina (SPDM) como um norteador para as boas práticas e o atendimento com excelência no âmbito da enfermagem.
Prêmio Anna Nery
A premiação foi criada no ano de 2012 e é organizada pelo Sistema Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren) com o principal objetivo de reconhecer profissionais que contribuíram com projetos para aprimorar a qualidade da assistência e da formação dos profissionais da área.