O Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, localizado no Rio de Janeiro e gerenciado pela SPDM/PAIS – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina / Programa de Atenção Integral à Saúde, em parceria com a Coordenação de Emergência Regional – CER Centro, realizou a II Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA), com uma programação voltada para a conscientização sobre os impactos da crise ambiental na saúde mental e física dos profissionais de saúde.
Com o tema “Mudanças Climáticas e Saúde Mental: O Impacto Invisível da Crise Ambiental”, o evento reuniu mais de 200 participações ao longo da semana, com troca de conhecimentos, reflexões e promovendo o bem-estar no ambiente hospitalar. A iniciativa foi conduzida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e pela Comissão de Sustentabilidade (CS) do hospital e do CER Centro.
“O evento contou com a participação ativa de profissionais de diversas áreas, e foi inspirador perceber o envolvimento de todos, desde colaboradores até visitantes, fortalecendo o aprendizado coletivo e o compromisso com práticas mais seguras e sustentáveis”, ressalta Gabriel Guedes, engenheiro de segurança do trabalho.
A escolha do tema reflete na integração da saúde, da segurança do trabalho e do meio ambiente, e também dialoga especialmente com a realização da COP30 no Brasil e das recentes atualizações da Norma Regulamentadora n.º 01 (NR 01), que reforçam a importância do cuidado com a saúde mental nos espaços laborais.
A programação incluiu palestras sobre assédio no trabalho, saúde mental e estresse climático, impactos socioambientais das mudanças climáticas e os desafios da mitigação global, impacto do ruído na saúde mental, formas de reagir após situações críticas e estressantes e o correto gerenciamento de resíduos sólidos para mitigação dos impactos ambientais. Também foram debatidas estratégias de enfrentamento após situações críticas, além de temas como “Fome Emocional” e “Como o Estresse Influencia nossos Hábitos Alimentares”.
As atividades práticas ganharam destaque com a oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como oficinas de aromaterapia, respiração consciente (mindful breathing), além de técnicas de hortas urbanas e compostagem. Essas ações buscaram promover a saúde mental aliada à sustentabilidade, com distribuição de adubo orgânico aos participantes.
Fonte: SPDM/PAIS
https://www.spdmpais.org.br/Noticia/CarregaModelo?idNoticia=996









