Hospital Municipal de São José dos Campos realiza mutirão de exame BERA

Previsão é que sejam realizados 180 exames para acabar com a demanda reprimida no município

O Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, unidade administrada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), vai realizar um mutirão de exames BERA para zerar a fila do município de São José dos Campos. A previsão é que sejam realizados 180 exames, que começam a ser feitos no dia 10 de abril e devem ir até maio ou junho.

O BERA (do inglês Potenciais Evocados Auditivos de Tronco Encefálico) é um exame importante no diagnóstico da deficiência auditiva. É feito com técnicas não-invasivas e não causam desconforto ao paciente. Para sua realização, é necessário que o paciente esteja dormindo, por isso, pode haver a necessidade de sedação.

A equipe de fonoaudiologia do hospital municipal realiza triagem auditiva em 97% dos bebês antes da alta hospitalar, os demais são agendados via ambulatorial. O BERA triagem é realizado nos bebês com risco para perda auditiva e o BERA diagnóstico nos bebês que falham nos primeiros exames, todos são feitos antes do primeiro mês de vida.

“É ouvindo as pessoas falando ao nosso redor que aprendemos a reproduzir nossas primeiras palavras. O período de aquisição da linguagem oral ocorre, principalmente, dos seis meses aos dois anos de idade. Por isso é importante que a triagem seja feita logo nos primeiros dias de vida do bebê, principalmente nos que apresentam risco de perda auditiva”, explica Carlos Maganha, diretor do hospital.

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
Twitter
Email
WhatsApp

SaúdeCast

Publicações

Relacionados

Acessar o conteúdo